O prefeito de Coxim, Aluzio São José (PSB) e o vice-prefeito, Edvaldo Bezerra (MDB), foram cassados pela Justiça Eleitoral de Coxim.
A decisão é da juíza Tatiana Dias de Oliveira Said em processo eleitoral movido em 2016, pela coligação “Com a força do povo e amor a coxim adversária.
Segundo a decisão, a juíza reconheceu o pedido, parcialmente, e condenou prefeito e vice com as cassações dos diplomas e, consequentemente, de seus mandatos. Para chegar a essa decisão, Tatiana reconheceu que houve abuso de poder econômico e utilização indevida dos meios de comunicação.
Além de cassar, a juíza também determinou a inelegibilidade dos dois por oito anos, a contar de 2 de outubro de 2016, quando aconteceram as eleições. Ainda na decisão consta que prefeito e vice só serão afastados se a condenação for mantida em segunda instância pelo TRE/MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul).
Caso isso aconteça, o presidente da Câmara, Vladimir Ferreira (PT), é quem assumiria o cargo até que a Justiça Eleitoral fizesse nova eleição.
Por telefone, a defesa disse que ainda não tinha lido a decisão, apesar de já ter conhecimento da mesma. Os advogados não quiseram se manifestar antes de conhecer o teor, mas já anteciparam que vão recorrer da decisão.
EdiçãoMS
Sheila Forato