Em dia recorde de doses aplicadas, Costa Rica imuniza 460 idosos de 65 a 69 anos e 40 profissionais da segurança pública
Nesta sexta-feira (2), a equipe de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde bateu recorde com 500 doses de vacinas contra Covid-19 aplicadas em um só dia em Costa Rica. A ação foi realizada no Centro de Eventos Ramez Tebet através do sistema drive-thru, onde foram imunizados 460 idosos de 65 a 69 anos e 40 profissionais das forças de segurança pública que estão na linha de frente contra a doença.
“Montamos uma força tarefa para aplicar de imediato todos os imunizantes que recebemos do Ministério da Saúde. Conseguimos chegar na etapa dos idosos com 65 anos e já iniciamos a imunização dos nossos policiais, bombeiros e servidores que atuam na segurança pública em nosso município e que assertivamente foram incluídos no grupo prioritário por estarem atuando diretamente nas ações de enfrentamento à pandemia” informou o prefeito Cleverson Alves dos Santos.
Com a ação Costa Rica é uma das primeiras cidades de Mato Grosso do Sul a organizar e realizar em tempo recorde a imunização destes agentes.
A proposta de inclusão desses profissionais no PNI (Programa Nacional de Imunização), anunciada pelo secretário estadual de Saúde Geraldo Resende, foi aprovada na última terça-feira (30) na CIT (Comissão Intergestores Tripartite), órgão colegiado que reúne secretários estaduais e municipais de Saúde e Ministério da Saúde. A medida havia sido proposta há alguns dias no Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) por Mato Grosso do Sul e outros Estados da Federação.
“Em Costa Rica seguimos o lema de vacina que chega vai pro braço e não pra geladeira. A imunização dos profissionais da segurança pública sempre foi defendida por esta gestão já que que eles trabalham com afinco na fiscalização dos decretos estaduais e municipais de contenção à pandemia e constantemente estão envolvidos nas ações de imunização” salientou o secretário municipal de Saúde, Jesus Baird.