Costa Rica News
Notícias a um clique
paraiso
prefeitura cr
PADARIA
dengue figueirao

Em Audiência Pública população decide manter Feira do Produtor no Centro de Costa Rica

Mais de 70 pessoas se reuniram na tarde desta terça-feira (12), na Câmara de Vereadores de Costa Rica para discutir em Audiência Pública a construção da nova Feira do Produtor. Por unanimidade, os feirantes e o público em geral votaram a permanência da feira no mesmo local, na Av. José Ferreira da Costa com a Av. José Francisco da Silva.

O evento foi promovido pelo Legislativo, Executivo, Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento e Secretaria de Obras Públicas por meio do Departamento Municipal de Engenharia, sendo transmitido através das páginas oficiais do município no Facebook e emissoras de rádio da cidade.

Participaram do debate a presidente da Câmara, prof. Me. Manuelina, o vice-presidente Juvenal da Farmácia, 1° secretário Ailton Amorim, Adair Tiago, Evaldo Paulino, Lucas Gerolomo, Rayner Moraes, Popó da Expresso e a vereadora Rosângela Marçal, o vice-prefeito Roni Cota, o Secretário de Agricultura, Fernando Barbosa Martins e o chefe do Departamento Municipal de Engenharia, Emanuel Santos Souza que compuseram a mesa de autoridades. A subsecretária de agricultura, Suelen Furquim, o subsecretário de administração, Reinaldo, a secretária de Assistência Social Evair Gomes, feirantes, comerciantes e população em geral.

Antes de dar abertura aos trabalhos, a equipe de Comunicação da Câmara preparou uma reportagem com entrevistas dos feirantes para exibir o trabalho e a importância da feira em Costa Rica.

Em seguida, o engenheiro civil Emanuel apresentou o projeto desenvolvido pela arquiteta do município Renata Rodrigues Silva.

“A ideia é manter a tradição da feira, mas trazer modernidade. Aumentar a quantidade de boxes e sua área total, transformando em um ponto não apenas socioeconômico, mas turístico e cultural de forma a agregar ainda mais valor ao trabalho e a população do nosso município” disse Emanuel.

O projeto prevê cerca de 50 boxes de 3 x 3,5 m, corredor central de 7 m, sendo a área total de 1,725 m², contendo praça de alimentação coberta, novo sistema de iluminação, novos sanitários destinados ao público feminino e masculino, ambos com acessibilidade para pessoas com deficiência – PcD, palco para apresentação cultural, além do pórtico de entrada e paisagismo no local.

Entre os assuntos abordados pela população estiveram pautados o valor da obra estipulado em R$ 3,5 milhões, o prazo de conclusão que varia em até 9 meses, o local onde abrigarão os feirantes durante a construção da feira, que ainda será discutido, se a via ao lado da feira deve ou não ser mão única, além de melhorias na acessibilidade e uma possível eleição para escolha da diretoria para a feira, assuntos que vão ser definidos em reuniões com os feirantes.

A presidente da Câmara prof. Me. Manuelina destacou que a Casa de Leis mais uma vez cumpriu com o seu papel, dar voz a população. Quero agradecer a todos os presentes, a população que nos acompanhou pelas emissoras de rádio e redes sociais, é muito bom quando a gente faz o convite e as pessoas vem usar o seu direito, este previsto na Constituição Federal, que é dar garantia do espaço de participação popular diante das decisões dos poderes, isso é democracia!” destacou a presidente da Câmara, prof. Me. Manuelina. Estamos muito felizes com o resultado e de fazer parte desta construção da nova Feira do Produtor”, disse Manuelina.

Por fim, o vice-prefeito Roni Cota agradeceu a participação de todos e fez um balanço das discussões.

“Vi a preocupação de vários feirantes quanto ao espaço onde seria construída a feira, mas que bom que encontramos um bem comum e dizer que a Audiência atingiu o objetivo, debatemos os principais assuntos, e claro estamos abertos a ouvir sugestões e se for necessário fazer as adequações para que possamos atender a todos”, finalizou Roni.

 

Informações:

Cassiane Mews – Assessora de Comunicação

Fabrizzio Carrijo