Durante os próximos 15 dias úteis, os agentes e trabalhadores braçais contratados exclusivamente para essa ação realizarão visitas e vistorias em todos os imóveis de Costa Rica e do patrimônio da Lage. A orientação é para que os moradores colaborem facilitando a entrada em suas casas, enquanto caminhões da Prefeitura passam recolhendo os materiais.
O prefeito municipal, delegado Cleverson Alves dos Santos destaca a importância do trabalho preventivo realizado nesse arrastão de limpeza. Ele ressalta que a ação visa fazer uma varredura em todos os bairros da cidade como forma de prevenir a proliferação do mosquito quando chegar o verão, e acredita que a união dos agentes de combate e controle de Vetores, além dos trabalhadores braçais contratados resultará em excelentes resultados.
Mais de 33 pessoas estão trabalhando nas ruas para impedir o surgimento de focos do mosquito e reduzir os impactos causados ao meio ambiente e à saúde da população. A equipe está dividida em duas turmas, uma responsável pelas ruas horizontais e outra pelas ruas verticais, sob a coordenação de Nayton Leite e Geandro Almeida, respectivamente.
O secretário de Saúde, Jovenaldo Francisco dos Santos, orienta a população a adotar uma proteção completa dentro e fora de casa, eliminando todos os focos de água parada. Ele destaca a importância de evitar o acúmulo de água parada, limpar caixas d’água e mantê-las fechadas, trocar a água de vasos de plantas aquáticas, secar os pratinhos dos vasos de plantas, limpar os ralos, tratar a piscina com cloro e nunca descartar lixo de maneira inadequada, ressaltando que sem água parada o mosquito Aedes aegypti não prolifera.
O Arrastão contra Dengue é uma ação multidisciplinar do Governo de Costa Rica, envolvendo as pastas da Saúde e de Obras. A população também pode ajudar no combate ao mosquito Aedes aegypti denunciando áreas com descarte irregular de materiais ou terrenos com lixo, enviando uma foto ou vídeo com o respectivo endereço para o canal via WhatsApp Ouvidoria Municipal (67) 08006477130, de segunda a sexta, das 7h às 13h. As denúncias serão encaminhadas ao setor de fiscalização.