Costa Rica News
Notícias a um clique
camara 01
PADARIA

Produtores de Mato Grosso do Sul terão 1 ano para regularizar rebanhos sem multas

fonte midiamax.uol.com.br

Produtores de caprinos e ovinos de Mato Grosso do Sul terão até 31 de dezembro de 2025 para regularizar seus rebanhos junto à Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), sem custos. A medida segue a portaria Iagro MS n.º 3.743, de 1º de novembro de 2024, que define diretrizes para o Programa Estadual de Sanidade dos Caprinos e Ovinose outras providências.

Conforme a portaria, os produtores de caprinos e ovinos terão anistia até 31 de dezembro de 2025, sem multas para regularizarem seus rebanhos junto ao órgão de defesa animal. Assim, produtores poderão aproveitar a anistia durante as campanhas de atualização cadastral e declaração semestral de rebanhos, programadas para as seguintes datas:

  • Até 30 de novembro de 2024;
  • 1º a 31 de maio de 2025;
  • 1º a 30 de novembro de 2025.

Ovinocultura em MS

Em Mato Grosso do Sul há um rebanho estimado de 9.945 Caprinos em 943 propriedades, e 264.952 ovinos distribuídos em 10.092 propriedades.

Diretor-presidente da Iagro, Daniel Ingold, destaca que a medida visa atender aos diversos pedidos da cadeia produtiva da ovinocultura do Estado.overlay-clever

 

“Temos o objetivo de atender a pedidos dos produtores rurais, da Câmara Setorial da Ovinocaprinocultura do Estado do MS. Por nós da defesa animal, por entendermos que ainda há a necessidade de uma maior atualização dos rebanhos de caprinos e ovinos sul-mato-grossenses”, disse Ingold.

Conforme a Chefe do Núcleo do Programa Estadual de Sanidade dos Caprinos e Ovinos, da Iagro, Suzana Ortega, a anistia também se estende entre as campanhas de atualização cadastral e declaração semestral de rebanhos, até 31 de dezembro de 2025.

“Todos os produtores rurais possuidores de rebanhos caprinos e ovinos que estiverem desatualizados deverão fazer a atualização. Eles deverão aproveitar essa última oportunidade de regularização sem ônus” diz.

A regularização dos saldos de caprinos e ovinos, ocorrerá por meio do Formulário de Declaração do Produtor de Saldo de Caprinos e Ovinos. O formulário deverá ser preenchido e assinado pelo produtor rural ou seu representante legal. Após isso, o produtor deverá entregar o formulário em uma Unidade Local da Iagro para efetivar a regularização.