SEMED, Coordenação de Educação para o Trânsito e Demutran lançam campanha Maio Amarelo em Costa Rica
Dando continuidade às comemorações do 39º aniversário de emancipação político-administrativa de Costa Rica – MS, a Secretaria de Educação por meio da Coordenação de Educação para o Trânsito, em parceria com o Demutran – Departamento Municipal de Trânsito – lançaram na quarta-feira, 08 de maio de 2019, a Campanha Maio Amarelo.
O evento foi realizado no auditório da SEMED – Secretaria Municipal de Educação, em Costa Rica.
De acordo com a coordenadora de Educação para o Trânsito, professora Dulcinéia Rosa, a ação cujo o tema é “No Trânsito, o Sentido é a Vida”, chama atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito em todo mundo. O objetivo é estimular a participação da população, empresas e entidades na conscientização.
“Maio é o mês em que se institucionalizou o fortalecimento das ações educativas para promover a segurança no trânsito, bem como o aniversário da nossa querida Costa Rica. Portanto, estamos engajados na Campanha, na qual o Governo Municipal promove investimentos importantes e uma série de atividades para mobilizar a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos” comentou a Prof.ª Dulcinéia.
Ainda segundo a coordenadora, a campanha será desenvolvida em toda rede de educação municipal, estadual e privada. “O tema deste ano trabalha a questão da educação para o trânsito na preservação da vida e envolve muito a participação das crianças. O objetivo de trabalhar o Maio Amarelo na rede de ensino é que elas possam levar as informações, orientações, dicas de segurança no trânsito para toda família, ou seja, fazer com que as crianças também sejam multiplicadores das boas práticas no trânsito” destacou ela.
Além do Demutran e do Governo de Costa Rica, a Campanha Maio Amarelo também conta com o apoio do DETRAN/MS – Departamento Estadual de Trânsito -, da Câmara Municipal de Vereadores, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, da Usina Atvos, da Trans Paraná, do Transporte Escolar e do SESI.
Conforme o diretor do Demutran, Deoclécio Paes da Silva, através das parcerias e da municipalização do trânsito, em Costa Rica já houve uma redução de mais de 50% no índice de acidentes.
“Graças as parcerias firmadas nas campanhas e iniciativas para promover mais segurança no trânsito e ao comprometimento de órgãos como a Polícia Militar, por exemplo, por meio de ações de fiscalização e aplicação de medidas administrativas nas vias públicas, conseguimos minimizar os danos causados pelos acidentes e reduzir em mais da metade o número de vítimas no trânsito. A Campanha Maio Amarelo trata-se de um estímulo a todos os condutores, seja de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, e aos pedestres e passageiros, a optarem por um trânsito mais seguro” enfatizou o diretor.
Dentro da programação do Maio Amarelo em Costa Rica, estão previstas ações de conscientização como blitz educativa, entrevistas e lançamento de spots em rádios, palestras e teatros nas escolas. Tudo com foco na prevenção dos acidentes de trânsito na cidade.