Energisa entrega oficialmente melhorias no setor elétrico da Fundação Hospitalar de Costa Rica por meio do Programa de Eficiência Energética
O PEE – Programa de Eficiência Energética – da Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica – por meio da Energisa entregou oficialmente na tarde de quinta-feira, 1º de agosto de 2019, melhorias no sistema elétrico e substituição de aparelhos eletrônicos para FHCR – Fundação Hospitalar de Costa Rica – MS.
O projeto teve início no ano de 2015, quando o coordenador do Procon de Costa Rica Walder de Freitas tomou conhecimento da oportunidade. A partir dali o mesmo encaminhou um ofício para Energisa solicitando que a FHCR fosse beneficiada com objetivo de combater o desperdício de energia elétrica na unidade hospitalar.
O vice-prefeito de Costa Rica, Roberto Rodrigues, que no ato representou o prefeito Waldeli dos Santos Rosa, destacou a importância das iniciativas e parcerias em prol de melhorias para comunidade.
“Nosso amigo Walder merece nossa gratidão por conhecer o projeto e fazer todos os esforços para trazê-lo para Costa Rica. Nossa Fundação Hospitalar foi comtemplada, e hoje possui uma eficiência energética que possibilita a economia e desta forma os recursos que eram gastos com a conta de luz, podem ser aplicados em outros setores. Agradecemos a Aneel e a Energisa em nome Marcelo Vinhaes (diretor-presidente) e Paulo Roberto dos Santos (diretor-técnico e comercial), por mais essa parceria com a população de Costa Rica”, declarou agradecido o vice-prefeito.
Em 2016, uma equipe técnica da Energisa visitou a Fundação Hospitalar e constatou as necessidades, que foram a troca de ares-condicionados, lâmpadas, geladeiras, frigobar, chuveiros e fiação.
De acordo com o diretor-presidente da Energisa Marcelo Vinhaes Monteiro, o objetivo do PEE é promover o uso eficiente da energia elétrica em todos os setores da economia por meio de projetos que demonstrem a importância e a viabilidade econômica de melhoria da eficiência energética de equipamentos, processos e usos finais de energia.
“É um projeto de primeiro mundo que não houve custo para a FHCR e nem para o Município, tudo custeado pela Energia por meio do Eficiência Energética. Um grande programa que beneficia todos os usuários do hospital”, destacou a secretária Municipal de Saúde Adriana Maura Maset Tobal.
O diretor presidente da FHCR José Alcides Simplício complementa que o programa trará melhorias na parte técnica e de gestão de custos. “Imagina o avanço que poderemos ter no nosso hospital. Temos de ter mais agilidade e rapidez nas questões da Saúde”, defendeu Simplício.
Também participaram da solenidade o secretário Paulo Renato Andriani (Administração, Finanças, Planejamento, Receita e Controle); dos subsecretários Liliane de Campos (Administração); Aparecido Lacerda (Obras Públicas); Ivanildo Ferrari (Agricultura); do diretor-presidente do SAAE Antônio Divino Felix Rodrigues; da diretora-geral da FHCR Fernanda Berigo e da coordenadora em Atenção Básica Daiane Pupin.
E ainda, os vereadores Averaldo Barbosa da Costa Rica (presidente); Rayner Moraes Santos (vice-presidente); Ailton Martins de Amorim (líder do prefeito); José Augusto Maia Vasconcellos e Rosângela Marçal Paes.