Por mais um ano consecutivo, estudantes da REME – Rede Municipal de Educação – de Costa Rica – MS provaram que não é preciso ser adulto para desenvolver uma ação empreendedora e um potencial de proatividade.
Um verdadeiro sucesso de vendas marcou a 3ª edição da Feira do Empreendedor do Futuro, realizada pelo Governo de Costa Rica por meio da SEMED – Secretaria Municipal de Educação – na noite desta quarta-feira (13), no Mercado do Produtor.
“Ver o sucesso do projeto Empreendedor do Futuro é motivo de alegria como cidadão de Costa Rica, o prefeito Waldeli já recebeu premiação por implantar e incentivar as crianças serem empreendedoras. Parabenizo todos os envolvidos, principalmente a participação das crianças e pais”, declarou o secretário de Assistência Social Leandro Bortolazzi, que ato representou o prefeito Waldeli dos Santos Rosa.
Inserido na matriz curricular, o componente curricular Educação Financeira e Empreendedorismo atendeu cerca de 2.730 alunos em 2019 através do projeto Empreendedor do Futuro. Este ano mais de 50 empresas informais foram criadas pelos alunos de 1º a 9º ano com nome, logomarca, livro caixa e que ofertavam produtos como doces, sabão, artesanatos, temperos, roupas entre outros.
Segundo a secretária municipal de educação, Professora Mestre Manuelina Martins da Silva Arantes Cabral, o objetivo do Empreendedor do Futuro é incentivar os alunos a refletirem sobre os problemas vivenciados na escola e na comunidade, tornando-os agentes transformadores, por meio da educação financeira.
“Levando em consideração o sucesso dos anos anteriores e que nossa sociedade está em uma constante transformação digital, tornou-se indispensável dar continuidade a essa iniciativa inovadora em nossas instituições educacionais, inclusive o eixo de educação financeira será implementado em todo País para o ensino infantil e fundamental como disciplina transversal a partir de 2020. Percebemos que a cada ano que passa, ao planejarem suas empresas, os alunos estão entendendo melhor o conceito de lucro e prejuízo, reconhecendo cada vez mais cedo o valor do dinheiro, atingindo assim o objetivo de se tornarem grandes empreendedores” pontuou a secretária.
De acordo com a coordenadora pedagógica do componente curricular Educação Financeira e Empreendedorismo, professora Flaviane Guimarães foi a primeira feira realizada fora do ambiente escolar. “Nós da rede Municipal trabalhamos esse componente desde 2019, neste todos os anos realizamos feiras e neste ano fizemos a primeira fora da escola e foi um grande sucesso”, disse.
Conforme o calendário letivo, a Escola Municipal Cotrisa de Baús Polo (extensão rural) realizou sua feira de empreendedorismo na segunda-feira (11), e a Escola Municipal Belonízia Paulino de Oliveira, na Comunidade Curralinho, acontece no dia 24 de novembro.
A Assessora em Educação professora Dulcineia Rosa, agradeceu a Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento pelo apoio e a cedência dos espaços do Mercado do Produtor para realização da feira.