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Em meio à pandemia do coronavírus, Reinaldo gasta R$ 19,4 milhões com propaganda

Em meio à pandemia do coronavírus, Reinaldo gasta R$ 19,4 milhões com propaganda

 / ojacare.com.br

 

Apesar do Estado sofrer os efeitos econômicos de uma das maiores pandemias da história, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) manteve o gasto com publicidade. De acordo com o Portal da Transparência, de 1º de janeiro até o dia 20 deste mês, o tucano empenhou R$ 19,440 milhões para pagar agências de publicidade, mantendo a média, apesar da queda na arrecadação e do colapso nas finanças públicas.

O gasto com publicidade viralizou nas redes sociais na semana passada, quando houve a renovação do contrato com as 11 agências de publicidade. O valor total do contrato é de R$ 35 milhões por semestre. Alguns chegaram a divulgar fake News de que o montante gasto era de R$ 350 milhões.

Assinados pelo secretário adjunto de Governo, Flávio Cesar de Oliveira, a renovação dos contratos evidenciou as prioridades do governador. No dia seguinte, ele baixou pacote de medidas para reduzir o gasto com pessoal em R$ 100 milhões em três meses.

Conforme o decreto, o Governo suspendeu o pagamento de diárias, indenizações de transporte, adicionais por longe distância, horas extras, entre outros benefícios dos servidores no regime de teletrabalho.

Por outro lado, Reinaldo não reduziu o próprio salário em 30%. No ano passado, ele teve aumento de 16,37% no subsídio, que passou de R$ 30,4 mil para R$ 35,4 mil por mês. Em decorrência da crise, já que prevê queda de R$ 280 milhões na arrecadação de tributos em maio, o governador não deverá conceder reajuste salarial pelo segundo ano consecutivo aos 81 mil servidores públicos estaduais.

Contudo, os gastos com publicidade ainda não tiveram redução de 25%, uma das metas anunciadas pelo Governo do Estado na semana passada. Dos 11 agências, quatro tiveram aumento no repasse em relação ao ano passado.

De acordo com o Portal da Transparência, o valor empenhado para a Agilitá Propaganda teve aumento de 36%, de R$ 3,517milhões, empenhados no período de 1º de janeiro a 20 de abril de 2019, para R$ 4,804 milhões no mesmo período deste ano.

Gasto entre 1º de janeiro a dia 21 de abril de cada ano

Agência 2019 2020
Ramal Propaganda 495.750,00 650.184,53
Slogan Publicidade 737.406,25 568.922,50
Agilitá Propaganda 3.517.014,65 4.804.379,80
Comuniart Comunicação 1.751.562,50 2.724.506,27
Origem Comunicação 2.109.064,95 1.766.298,95
Novo Engenho Comunicação 1.757.583,50 1.874.115,70
B & W Três Propaganda 3.282.326,95 2.180.597,90
Think Service 2.158.006,85 890.912,81
Art & Traço Publicidade 1.639.653,75 1.017.871,35
Lets Comunicação 1.317.413,10 707.713,00
Compet Marketing 2.809.152,38 2.254.848,01
Total 21.574.934,88 19.440.350,82

Outra contemplada com crescimento de 55% no repasse é a Comuniart Comunicação, que passou de R$ 1,751 milhão para R$ 2,724 milhões no período. Já a Novo Engenho Comunicação teve aumento de 6,6%, de R$ 1,757 milhão para R$ 1,874 milhão. A Ramal Propaganda deverá receber R$ 650,1 mil no primeiro quadrimestre deste ano, alta de 31% sobre os R$ 495,7 mil repassados no ano anterior.

No ano passado, quando gastou R$ 59,9 milhões com propaganda, Reinaldo não autorizou reajuste salarial para o funcionalismo público, excluiu 22 mil das 45 mil famílias miseráveis do Vale Renda, reduziu em 32,5% o salário pago a 9 mil dos 18 mil professores da rede estadual e elevou os impostos cobrados sobre a gasolina e dos produtores rurais por meio do Fundersul.

Em 2019, o Hospital Regional de Mato Grosso do Sul Rosa Pedrossian não tinha dinheiro para comprar remédios nem mistura para os pacientes e funcionários. Aliás, a instituição só abasteceu os estoques das farmácias após ação na Justiça do Ministério Público Estadual.

Neste ano, quando Reinaldo torra R$ 19,4 milhões com publicidade, funcionários do HR foram obrigados a  recorrer às redes sociais para pedir doações de máscaras para atender os pacientes com coronavírus. Isso porque o hospital foi definido como referência no combate à pandemia no Estado.