Em meio à pandemia do coronavírus, Reinaldo gasta R$ 19,4 milhões com propaganda
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Apesar do Estado sofrer os efeitos econômicos de uma das maiores pandemias da história, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) manteve o gasto com publicidade. De acordo com o Portal da Transparência, de 1º de janeiro até o dia 20 deste mês, o tucano empenhou R$ 19,440 milhões para pagar agências de publicidade, mantendo a média, apesar da queda na arrecadação e do colapso nas finanças públicas.
O gasto com publicidade viralizou nas redes sociais na semana passada, quando houve a renovação do contrato com as 11 agências de publicidade. O valor total do contrato é de R$ 35 milhões por semestre. Alguns chegaram a divulgar fake News de que o montante gasto era de R$ 350 milhões.
Assinados pelo secretário adjunto de Governo, Flávio Cesar de Oliveira, a renovação dos contratos evidenciou as prioridades do governador. No dia seguinte, ele baixou pacote de medidas para reduzir o gasto com pessoal em R$ 100 milhões em três meses.
Conforme o decreto, o Governo suspendeu o pagamento de diárias, indenizações de transporte, adicionais por longe distância, horas extras, entre outros benefícios dos servidores no regime de teletrabalho.
Por outro lado, Reinaldo não reduziu o próprio salário em 30%. No ano passado, ele teve aumento de 16,37% no subsídio, que passou de R$ 30,4 mil para R$ 35,4 mil por mês. Em decorrência da crise, já que prevê queda de R$ 280 milhões na arrecadação de tributos em maio, o governador não deverá conceder reajuste salarial pelo segundo ano consecutivo aos 81 mil servidores públicos estaduais.
Contudo, os gastos com publicidade ainda não tiveram redução de 25%, uma das metas anunciadas pelo Governo do Estado na semana passada. Dos 11 agências, quatro tiveram aumento no repasse em relação ao ano passado.
De acordo com o Portal da Transparência, o valor empenhado para a Agilitá Propaganda teve aumento de 36%, de R$ 3,517milhões, empenhados no período de 1º de janeiro a 20 de abril de 2019, para R$ 4,804 milhões no mesmo período deste ano.
Gasto entre 1º de janeiro a dia 21 de abril de cada ano
Agência | 2019 | 2020 |
Ramal Propaganda | 495.750,00 | 650.184,53 |
Slogan Publicidade | 737.406,25 | 568.922,50 |
Agilitá Propaganda | 3.517.014,65 | 4.804.379,80 |
Comuniart Comunicação | 1.751.562,50 | 2.724.506,27 |
Origem Comunicação | 2.109.064,95 | 1.766.298,95 |
Novo Engenho Comunicação | 1.757.583,50 | 1.874.115,70 |
B & W Três Propaganda | 3.282.326,95 | 2.180.597,90 |
Think Service | 2.158.006,85 | 890.912,81 |
Art & Traço Publicidade | 1.639.653,75 | 1.017.871,35 |
Lets Comunicação | 1.317.413,10 | 707.713,00 |
Compet Marketing | 2.809.152,38 | 2.254.848,01 |
Total | 21.574.934,88 | 19.440.350,82 |
Outra contemplada com crescimento de 55% no repasse é a Comuniart Comunicação, que passou de R$ 1,751 milhão para R$ 2,724 milhões no período. Já a Novo Engenho Comunicação teve aumento de 6,6%, de R$ 1,757 milhão para R$ 1,874 milhão. A Ramal Propaganda deverá receber R$ 650,1 mil no primeiro quadrimestre deste ano, alta de 31% sobre os R$ 495,7 mil repassados no ano anterior.
No ano passado, quando gastou R$ 59,9 milhões com propaganda, Reinaldo não autorizou reajuste salarial para o funcionalismo público, excluiu 22 mil das 45 mil famílias miseráveis do Vale Renda, reduziu em 32,5% o salário pago a 9 mil dos 18 mil professores da rede estadual e elevou os impostos cobrados sobre a gasolina e dos produtores rurais por meio do Fundersul.
Em 2019, o Hospital Regional de Mato Grosso do Sul Rosa Pedrossian não tinha dinheiro para comprar remédios nem mistura para os pacientes e funcionários. Aliás, a instituição só abasteceu os estoques das farmácias após ação na Justiça do Ministério Público Estadual.
Neste ano, quando Reinaldo torra R$ 19,4 milhões com publicidade, funcionários do HR foram obrigados a recorrer às redes sociais para pedir doações de máscaras para atender os pacientes com coronavírus. Isso porque o hospital foi definido como referência no combate à pandemia no Estado.