Em tempos de pandemia e não deixando de celebrar os 40 anos de Costa Rica, autoridades municipais entregam mais de R$ 10 milhões em obras à população
Costa Rica – MS celebra neste mês de maio 40 anos de emancipação político-administrativa. Tradicionalmente todos os anos o Governo Municipal realiza uma grande festa para celebrar as conquistas da cidade para o seu povo, mas devido a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) o Poder Executivo precisou inovar para não deixar de celebrar junto com a população os 40 anos do Município.
Foi pensando nisso que na tarde desta sexta-feira, 15 de maio de 2020, durante uma live transmitida pelo Facebook do Município, o prefeito Waldeli dos Santos Rosa, o presidente da Câmara de Vereadores, Rayner Moraes Santos e o secretário Municipal de Obras Públicas, engenheiro Civil Renato Barbosa de Melo, entregaram oficialmente a população costarriquense mais de R$ 10 milhões em investimentos na infraestrutura contemplando o perímetro urbano e rural de Costa Rica.
“É possível ser diferente, é possível fazer a diferença e Costa Rica faz muito com pouco. Falta de dinheiro não é falta de ação. Estou muito orgulhoso com a entrega dessas obras que vão melhorar a qualidade de vida da nossa população, e o melhor todas foram construídas com valores justos. Essa é uma simbólica homenagem que queremos fazer ao nosso povo, nosso propósito de governo é sempre melhorar a vidas da nossa população”, disse emocionado Waldeli.
Ainda em seu discurso, o prefeito enfatizou que gostaria de fazer uma grande festa para população como tradicionalmente é feito todos os anos, “mas Deus quis que os 40 anos de Costa Rica fosse em silêncio. Por isso, inovamos e realizamos essa transmissão Ao Vivo para o descerramento das placas de inauguração e exemplificamos todos os investimentos que valorizam diversos setores da nossa cidade”, completou Waldeli.
“Esse é um grande presente que o Renato dá a todos os colegas secretários. Deus é maravilhoso. Ele sabe escolher, dá o discernimento para colocar as pessoas certas no lugar certo. Então em nome de você Renato e do professor Alercio que está assumindo esse novo desafio frente a Secretaria Municipal de Educação, eu homenageio todos os nossos gestores públicos. Gratidão por ter secretários comprometidos com o desejo de mudança, comprometidos para fazer uma cidade prospera para todos os costarriquenses”, afirmou Waldeli.
Clique Aqui e confira na íntegra o discurso do prefeito Waldeli, do presidente da Câmara Rayner e do secretário Renato.
Homenageado
Entre as obras entregues na tarde de hoje (15), está a construção da nova Ponte de Concreto da Avenida José Ferreira da Costa que tem como homenageado o empresário José Emílio Maeda Tardio (In Memorin). Na oportunidade a viúva Luzia Correa Dias e a filha mais nova do homenageado, Marina Correa Dias Tardio participaram da live de inauguração da obra.
“Agradeço a Luzia e a Mariana que neste momento recebe essa justa homenagem pela história do Zé Emílio, uma pessoa que estava à frente das causas sociais, do esporte, da política, era uma pessoa participativa que gostava de gente. Como disse bem a Mariana, se estivesse aqui sem dúvidas que estaria dizendo: eu tenho orgulho em ser costarriquense”, declarou Waldeli.
Biografia
Paulista de origem, José Emílio nasceu em 30 de março de 1946, na cidade de Araçatuba-SP. Formou-se em Administração no ano de 1969 e em Direito em 1976. Ele mudou-se para Costa Rica no ano de 1985, onde foi empresário, exerceu por três mandatos o cargo de presidente do Costa Rica Recreativo Clube e também foi presidente da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de 1998 a 2000, além de ter sido presidente de honra da APAE de 2000 a 2002.
“José Emilio Maeda Tardio, além de ser empresário também prestou relevantes serviços públicos em Costa Rica, sempre muito prestativo às pessoas, dedicando seus esforços para atender quando era chamado pela comunidade. A aprovação desse projeto representa uma homenagem ao trabalho dele como cidadão, dando o nome de José Emílio a uma obra pública do município, para sempre relembrar sua contribuição ao povo da cidade de Costa Rica”, enfatiza o vereador Jovenaldo Francisco dos Santos, o Juvenal da Farmácia (PSB).
Aos 57 anos, José Emílio morreu no dia 16 de julho de 2003, vítima de infarto, deixando quatro filhos: Claudio José Tardio, Fabiana Maria Tardio, Marcos Vinicius Athaide Borborema Tardio e Marina.
Confira abaixo a lista de obras de infraestrutura que foram entregues na tarde desta sexta-feira (15) durante live realizada no Facebook do Município de Costa Rica:
1 – Pavimentação Asfáltica do Residencial Flor do Cerrado – Etapa I – (Emenda Parlamentar Senadora Simone Tebet);
2 – Pavimentação Asfáltica Serra da Formiga;
3 – Pavimentação Asfáltica Serra da Formiga I;
4 – Pavimentação Asfáltica Serra do Formiga II;
5 – Pavimentação Asfáltica Serra da Monarca;
6 – Pavimentação Asfáltica da Serra do Quilômetro;
7 – Concreto sobre Córrego Barbosa;
8 – Construção Ponte de Concreto sobre Córrego Morro Alto;
9 – Construção Ponte de Concreto sobre Córrego Prata;
10 – Construção Ponte de Concreto sobre Córrego da Lage;
11- Construção Ponte de Concreto José Emílio Maeda Tardio e Revitalização de Calçadas na Avenida José Ferreira da Costa;
12 – Construção Portal de Entrada na MS-223;
13 – Pavimentação Asfáltica da Rua 11 no Jardim Novo Horizonte até o Anel Viário;
14 – Revitalização Nova Sede da Secretaria de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura;
15 – Pavimentação asfáltica e Portais de Entrada no Córrego Cabeceira do Açude;
16 – Pavimentação Asfáltica no Prolongamento da Avenida J-Antônio Gabaron Vargas até Rotatória do Flor do Campo;
17 – Construção de Unidade de Terapia Intensiva na FHCR para 10 leitos;
18 – Construção da Escola Municipal Fábio Rodrigues Barbosa;
19 – Construção do CEI Sonho da Vovó.
Respeitando distanciamento social, participaram da solenidade de inauguração vereadores, secretários, subsecretários e assessores da gestão, todos usaram máscaras para proteção individual e fizeram uso de álcool em gel como medidas de prevenção ao contagio pelo novo Coronavírus.