A dengue é uma das doenças que mais tem impacto na saúde pública e aprender sobre ela é essencial para combatê-la. Com o objetivo de mobilizar toda a população para eliminar os criadouros do mosquito transmissor da dengue, o Município de Costa Rica, através do Controle de Combate à Endemias, reforçou nesta sexta-feira (19) as ações voltadas à erradicação da doença.
Além de intensificar o trabalho de prevenção em residências, comércios e terrenos, tanto por meio de ações e de informações, a equipe do Controle de Vetores instalou em todas Unidades de Saúde faixas e banners com alertas sobre a expansão da doença. A ação é realizada em parceria com o Governo do Estado.
A dengue é uma doença infecciosa, causada por um vírus transmitido pelo mosquito Aedes Aegypti. O mosquito se contamina picando uma pessoa que tenha a doença e transmite ao picar a pessoa saudável. Em 45 dias de vida, um único mosquito pode contaminar até 300 pessoas.
De acordo com o prefeito Cleverson Alves dos Santos, o município continuará fazendo sua parte, mas depende de toda população para evitar a proliferação da doença. “Mesmo que uma pessoa tome todas as medidas de precaução, se os vizinhos ou a comunidade não cuidam, essa pessoa ficará igualmente exposta à doença. Por isso, toda ação contra a dengue deve ser conjunta, deve envolver a comunidade, o município. Precisamos nos unir para impedir que a dengue continue fazendo vítimas” reforçou ele.