Costa Rica News
Notícias a um clique
figueirao
CHURRASCARIA

Câmara de Vereadores cria Comitê de Crise para Supervisão e Monitoramento dos Impactos do coronavírus em Costa Rica

 

 

A Câmara Municipal de Vereadores de Costa Rica aprovou nesta quarta-feira (24), em sessão extraordinária, o projeto de decreto Legislativo de autoria da Comissão Permanente de Saúde, que institui o Comitê de Crise para Supervisão e Monitoramento dos Impactos da Covid-19.

O presidente da Comissão Permanente de Saúde da Câmara, Jovenaldo Francisco dos Santos, o Juvenal da Farmácia, explica que o Comitê é órgão de articulação da ação governamental, de supervisão, monitoramento e apoio ao Prefeito Municipal sobre a consciência situacional em questões decorrentes da pandemia da Covid-19.

“Estamos nos reunindo quase que diariamente para definir as prioridades, as diretrizes e as estratégias relativas aos impactos do coronavírus em nosso município. Quero parabenizar o prefeito Cleverson Alves dos Santos, e o secretário de Saúde, Jesus Baird que atendeu um pedido desta Casa de Leis, onde nos reunimos com a diretoria da Fundação Hospitalar de Costa Rica, e eles nos apresentaram um planejamento para enfrentarmos o vírus. Fizemos o compromisso de criar esse comitê, onde vamos nos reunir uma vez por semana para discutir novas medidas. Esse comitê não foi criado para fazer política, é para salvarmos vidas. Esse vírus só trouxe um ensinamento que temos que amar mais as pessoas, e acolher”, esclareceu Juvenal.

Conforme o decreto n° 57, o Comitê será composto por:  03 (três) membros da Comissão de Saúde da Câmara Municipal; o presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Costa Rica; o prefeito municipal; o secretário Municipal de Saúde; o presidente da Fundação Hospitalar de Costa Rica; 01 (um) representante da Secretaria de Estado de Saúde; 02 (dois) representantes dos médicos que atuam na linha de frente de enfrentamento à pandemia de Covid-19 no município; 01 (um) representantes da Vigilância Municipal em Saúde; e 01 (um) representante do Conselho Municipal de Saúde.

Ele será coordenado pelo Presidente da Comissão Permanente de Saúde, o Juvenal da Farmácia, onde se reuniram semanalmente, sempre às terças-feiras, às 9h (nove horas), na Câmara Municipal de Vereadores de Costa Rica.

O vice-presidente da Comissão Permanente de Saúde, Ailton Martins de Amorim (MDB), reforçou que as reuniões vão seguir todos os protocolos de segurança, e que todo os esforços em prol da população são necessários nesse momento.

“Precisamos neste momento unir forças, trazer ideias, ações para encontrar formas de minimizar esse vírus. A Câmara de Vereadores tem se encontrado com toda a segurança, tomando o máximo de cuidado, distanciamento, trabalhando para o bem da população. Estamos ouvindo as sugestões das pessoas que estão na linha de frente do Covid-19, para que possamos errar o menos possível, e traçar medidas que vão ajudar no enfrentamento da pandemia”, disse Ailton.

Entre as atribuições do Comitê estão: articular, com os entes públicos e privados, ações de enfrentamento da Covid-19 e de seus impactos no município de Costa Rica; monitorar as ações adotadas pelos atores públicos e privados em relação ao enfretamento da Covid-19; repassar informações atualizadas ao Prefeito Municipal e a Câmara de Vereadores sobre os desdobramentos das situações geradas pela Covid-19 e pelas ações governamentais relacionadas.

A vereadora Rosângela Marçal Paes (PL), parabenizou todos os membros do Comitê pela atitude de somar esforços no enfrentamento da pandemia. “Como fiscal juntamente com a diretoria da Fundação, quero parabenizar os nobres vereadores pela atitude, o executivo municipal, todos unidos para que Costa Rica tenha um desempenho melhor na saúde. Estamos aqui para somar, imbuídos para amenizar e resolver a situação do coronavírus em nosso município”, disse Rosângela.

O vereador Lucas Lázaro Gerolomo (PL), falou da angústia da população devido a pandemia. “Eu vejo a angústia das pessoas, desta Casa de Leis, do prefeito, do secretário de saúde, da equipe de linha de frente, pois quase todos nós tivemos vítimas da covid, seja esposa, filhos ou amigos. Acordamos todos os dias pensando quem será que está contaminado, ou a próxima vítima? Vivemos uma situação terrível! Quero deixar meus agradecimentos a todos os profissionais da saúde, sabemos que estão saturados, mas estão ali, dando o seu melhor para salvar vidas. E agora vemos esse comitê de crise, bem representado por esta Casa de Leis, empenhado a somar esforços com a saúde. Parabéns!”, destacou Lucas.

Mais uma vez, ao finalizar a sessão extraordinária o presidente da Câmara, Averaldo Barbosa (MDB), pediu a compreensão da população para que sigam as medidas de prevenção e enfrentamento ao covid-19.

“Ao sair de casa usem a máscara, mantenham os distanciamentos, façam o uso de álcool em gel. E se possível, não saiam de casa se não for realmente necessário. Só essas medidas no momento podem nos livrar do vírus. A vacina vai chegar, mas enquanto não chega, precisamos fazer a nossa parte. Ao invés de ir na rede social falar mal das pessoas, clamem para que elas se cuidem. Nosso vereador Antônio Rodrigues estava atuante no enfrentamento da pandemia, membro na Comissão de Saúde, e hoje se encontra hospitalizado. Precisamos da conscientização de todos”, clamou o presidente Averaldo.

O Comitê de que trata este Decreto Legislativo atuará de forma coordenada com o Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento à Covid-19, reestruturado pelo Decreto Municipal nº 4.735, de 1º de março de 2021.

 

Informações:

Cassiane Mews/ Assessora de Comunicação da Câmara de Costa Rica-MS

Fabrizzio Carrijo – Fotografia/publicidade