Prefeito de Costa Rica e de outros 13 municípios que compõem o COINTA viabilizam R$ 2,5 milhões em recursos
Na manhã desta quarta-feira (10), o prefeito de Costa Rica, Cleverson Alves dos Santos, e gestores de outros 13 municípios que compõem o COINTA (Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio Taquari), participaram de uma assembleia na sede do Consórcio em Coxim. Na oportunidade, o secretário de Infraestrutura do Estado, Eduardo Riedel, anunciou investimento de R$ 2,5 milhões para atender as demandas dos municípios da região norte de Mato Grosso do Sul.
Entre os assuntos discutidos na reunião, destaca-se a reintegração do município de Jaraguari ao COINTA, a cedência do espaço físico da 10ª RR da AGESUL ao Consórcio; captação de recursos para custeio de ações de fortalecimento e ampliação da atuação do COINTA em todos os municípios consorciados.
Vice-presidente do Consórcio, o prefeito Cleverson agradeceu o empenho do Governo Estadual em aplicar recursos que beneficiam o norte do Estado. “Essa parceria entre os municípios que compõem o COINTA e o Governo do Estado, beneficia toda população da região norte com investimentos e infraestrutura. Nossa gratidão ao governador Reinaldo Azambuja, e ao secretário de Infraestrutura, Eduardo Riedel, por atender a demanda dos municípios consorciados, melhorando consideravelmente a vida das pessoas”, disse Cleverson.
O Consórcio Intermunicipal também tem auxiliado na recuperação de estradas rurais e já reconstituiu mais de 200 km de extensão de vias, melhorando assim a capacidade e o conforto na trafegabilidade da população rural e da produção do campo.
O presidente do Consórcio e prefeito de Sorona, Enelto Ramos, evidenciou outro serviço destaque no COINTA, o selo SIM (Serviço de Inspeção Municipal). Segundo ele, o SIM tem sido um grande desafio, mas trouxe resultados sólidos.
“A certificação de produtos de origem animal produzidos nos municípios é uma grande ferramenta para o desenvolvimento regional e mais de 20 produtores receberam o selo SIM e são beneficiados com o livre comércio de suas mercadorias podendo atingir um público de mais de 170 mil consumidores”, concluiu.