Começou neste sábado (06), a operação de desmonte da linha principal de tubos que trouxe areia nova da draga Galileo Galilei para a Praia Central de Balneário Camboriú.
Para a operação de desmonte, um canteiro de obras de aproximadamente 400 metros foi cercado na Praia Central na altura da Rua 1800, segregando o local para que a operação de desmontagem da linha submersa seja feita. No local trabalham homens e máquinas e a segurança foi reforçada para que não haja invasão neste canteiro.
Na operação de desmonte que começou esta manhã, a linha de tubos foi flutuada e, aos poucos, está sendo puxada para a praia, sendo cortada em pedaços de 12 em 12 metros (cumprimento de cada tubo), que são empilhados em seguida. A operação vai se repetir até que toda linha esteja puxada para a praia e cortada. Rebocadores participam da operação no mar, e carregadeiras em terra. A operação só será feita durante o dia.
A previsão é de que a linha esteja desmontada até segunda-feira (08) de manhã, sendo transportada paulatinamente para o Pontal Norte. Outra previsão é de que os tubos que estão sendo empilhados no Pontal Norte comecem a ser retirados por carretas da praia na próxima terça-feira (09).