Um dos assuntos amplamente discutidos durante a sessão da Câmara na manhã desta segunda-feira (06), foi a limpeza urbana do município de Costa Rica. O pedido foi apresentado em nome da Câmara pelo vereador Adair Tiago de Oliveira.
Na solicitação, o vereador sugere que o município realize a aplicação de herbicidas e roçada da vegetação em todas as áreas de passeio em que não existem calçamentos, especialmente, nas avenidas do município.
“Com a roçada destes locais vamos trazer mais segurança durante a locomoção dos pedestres, principalmente, de crianças e idosos. Tendo em vista que vários locais na cidade não têm calçadas na área destinada ao passeio e com o crescimento da vegetação os cidadãos são obrigados a andar pela pista de rolamento”, argumentou Adair.
A vereadora Rosângel Marçal contribui com a fala do vereador falando que várias indicações neste sentido foram enviadas ao executivo.
“Nós como legisladores precisamos cobrar do executivo, pois não queremos ver nossa cidade suja e somos questionados dia-a-dia pelos cidadãos, só assim teremos uma gestão de excelência”, argumentou a vereadora.
De acordo com o vereador Everaldo Santos os locais que não possuem calçadas são tributados em 2% de acordo com o Código Tributário do município.
“Se cobramos um IPTU maior, deveríamos ir ao local e fazer a limpeza, ou fazer a limpeza, notificar e cobrar do proprietário”, disse Everaldo que assinou a indicação do vereador Adair.
A vice-presidente da Câmara Manuelina Martins, professora Me. Manuelina, disse que essa é uma demanda que chega frequentemente aos vereadores.
“Recebemos fotografias dos locais que estão muito sujos e hoje temos a legislação no município que pode cobrar do proprietário. É necessário cumprirmos com o que está estabelecido em lei, e a população está certa em cobra”, falou Manuelina.
Para finalizar a discussão o vereador Ailton falou que Costa Rica é uma cidade turística, e que no período de final do ano o município recebe muitos visitantes, tendo a necessidade da limpeza com maior frequência.
O presidente Averaldo Barbosa ainda lembrou que durante o período chuvoso se sabe que a vegetação cresce com mais rapidez, e com isso a incidência de doenças como a dengue, a chiKungunya e a zika vírus.
“Precisamos que seja tratado com mais velocidade, e no caso se for necessário sentar o mais rápido com o prefeito e o secretário para solucionar esta situação”, frisou Averaldo.
A indicação n° 338 foi apresentada durante a 33ª sessão ordinária da Câmara e segue para ser avaliada pelo prefeito Cleverson Alves dos Santos e o secretário municipal de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura, Artur Delgado Baird.
Informações:
Cassiane Mews – Assessora de Comunicação
Fabrizzio Carrijo – Publicitário