Pecuarista acumula prejuízo com a morte de animais por falta de manutenção da Energisa
fonte EDIVALDO BITENCOURT/ ojacare.com.br
Enquanto a Energisa comemora lucro recorde e histórico, um pecuarista contabiliza os prejuízos causados pela morte de animais pela falta de manutenção na rede elétrica em Guia Lopes da Laguna, a 232 quilômetros de Campo Grande. Há cinco anos, ele luta para a empresa arrumar os postes inclinados. Também nunca foi ressarcida pela perda de bovinos e equinos. Em nota, a concessionária diz que cumpre um plano de manutenção e prioriza situações urgentes.
O drama de Renato Grubert, proprietário da Fazenda Santa Tereza, começou em 2017. Um fio de alta tensão arrebentou e matou quatro bovinos. Desde essa época, os postes estão inclinando e ameaçam cair dentro da propriedade. O gado ficou queimado e não teve condições nem de aproveitar a carne.
Alertado por funcionários da empresa do direito ao ressarcimento pelas perdas, Grubert fez o requerimento. Seis meses depois, a empresa exigiu uma série de documentos, como atestado veterinário e baixa na Iagro. Para o pecuarista, as exigências feitas com tanto atraso tinham o objetivo de dificultar o pagamento.
Renato conta que a rede elétrica de aproximadamente 70 quilômetros foi construída pela família com autorização da empresa. “Poucos anos depois a Enersul (nome da concessionária na época) pediu autorização para encampar a rede e poder usar a estrutura para distribuir energia para outros consumidores na região em troca da manutenção da rede”, relembra.
“Porém essa manutenção sempre foi muito pouca executada e quando era chamada o atendimento muitas vezes demorava ocasionando perdas de produtos que estavam nos freezers e geladeiras motivo este pelo qual há muitos anos pago um eletricista particular para ir fazer serviços de responsabilidade da ENERGISA (como reestabelecimento de energia) para não depender da companhia”, lamenta.
A troca dos postes inclinados passou a ser uma obsessão do ex-superintendente do Tesouro. “Essa situação foi em 2018, 2019, 2020 e 2021, sempre sendo cobrados sobre o serviço e sobre a situação dos postes, sempre informando que a situação estava piorando (tenho prints e fotos) e nada foi feito, descaso total sem dizer outros problemas que tive com a empresa por construir próximo à sede da fazenda uma ‘obra’ sem autorização alguma, sem nenhum comunicado e essa obra eletrificou o solo causando choque em animais e pessoas que chegavam perto entre outros problemas porém nunca teve nenhum problema para receber as faturas mensais”, conta.
No Carnaval deste ano, Renato Grubert teve mais um prejuízo. Um cavalo levou um choque ao se coçar em um poste e morreu eletrocutado. Houve até princípio de incêndio no pasto. A situação só não saiu do controle porque o incidente ocorreu perto da sede e o fogo foi apagado pelos peões.
“Depois de uns dias do ocorrido a empresa voltou na propriedade e enfim trocou o poste (ufa, depois de 5 anos) e me comunicaram com pompa como se tivessem feito alguma coisa espetacular quando na verdade fizeram o que era obrigação da empresa depois de muita incomodação e prejuízo (para mim)”, lamenta.
“Este é o ponto que eu entendo como prioritário nessa situação pois a ENERGISA trata um consumidor do qual desde a construção da rede só deu lucro para a empresa com descaso absurdo não assumindo o mínimo de responsabilidade de arcar com os prejuízos causados pelo péssimo serviço e pelo descaso da empresa não se importando com seus clientes, bem típico de empresa detentora de um monopólio onde o cliente não tem a opção de escolher uma outra prestadora de serviços”, critica.
“Meu pior sentimento é de descaso, de ser tratado sem o devido respeito por uma empresa que só valoriza o lucro financeiro não se importando com os seus clientes e sem responsabilidade alguma com o trato com os animais pois sua falta de atitude mata e mutila animais”, concluiu.
Em nota, a Energisa informou que o problema foi resolvido neste ano. “Informa ainda, que em 6 de março de 2022 houve manutenção preventiva recente na rede elétrica que atende o cliente, em que foi realizada a substituição de um poste que estava inclinado”, ressaltou.
No entanto, conforme Renato Grubert, outros postes continuam inclinados e o risco de acidente continua na propriedade rural. Os consumidores continuam tendo problemas, apesar da concessionária ter registrado lucro de R$ 601 milhões neste ano, o maior da história da concessionária.
E ainda tem o novo reajuste na tarifa, que foi de 18,16%, quase o dobro da inflação. A conta de luz ficou mais cara no último dia 16 deste mês.
“Nota | Energisa
A Energisa esclarece que cumpre com o seu plano de manutenção, priorizando as atuações classificadas como urgentes e emergentes. Informa ainda, que em 6 de março de 2022 houve manutenção preventiva recente na rede elétrica que atende o cliente, em que foi realizada a substituição de um poste que estava inclinado. Sobre problemas na rede que atende a unidade consumidora citada na reportagem, não consta nenhuma solicitação de ressarcimento de danos, ou protocolo de manutenção que evidencie o pedido.
Adicionalmente, informamos que no dia 1º de março foi registrado uma interrupção emergencial na rede elétrica da região, causada pelo rompimento de uma cordoalha de sustentação de um poste (estai), o que causou sua projeção para os cabos da rede de energia. Os estais são estruturas previstas em norma técnica, e que, quando são danificados, frequentemente tem como causa principal o abalroamento por tratores, máquinas agrícolas, ou modificação na característica do solo das propriedades onde são instalados.
É importante lembrar que a Energisa precisa ser acionada para verificar os possíveis riscos de acidentes elétricos. Caso se depare com cabos rompidos, postes danificados, fios soltos, mantenha a distância e entre em contato com a Energisa para comunicar o ocorrido pelo 0800 722 7272. Para mais dicas de segurança acesse: www.seguranca.energisa.com.br.
A Energisa esclarece que cumpre com o seu plano de manutenção, priorizando as atuações classificadas como urgentes e emergentes. Informa ainda, que em 6 de março de 2022 houve manutenção preventiva recente na rede elétrica que atende o cliente, em que foi realizada a substituição de um poste que estava inclinado”.