Se o frio e a chuva deixaram seu domingo mais preguiçoso, perfeito para ficar em casa debaixo do cobertor, nesta segunda-feira (16) sua rotina de trabalho será no mesmo clima, conforme previsão do Cemtec-MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima do Estado).
No extremo norte e nordeste do Estado o clima será de pancadas de chuvas isoladas e temperaturas baxas. Nas outras regiões, de forma geral, o dia estará mais fechado com pouca abertura de sol, exceto no sul, onde há previsão de sol com variação de nebulosidade.
Na medida que a intensa massa de ar frio e seca avança pelo Estado, a previsão indica queda das temperaturas, principalmente no sul e sudoeste de Mato Grosso do Sul.
As temperaturas mínimas ficam por volta dos 9ºC na região sudoeste, como, por exemplo, em Ponta Porã. Bonito deve ter mínima de 21ºC. As máximas podem atingir os 23ºC na região leste, como em Paranaíba e Três Lagoas, por exemplo.
Em Campo Grande, os termômetros podem variar entre 14º e 19ºC.
Entre esta terça-feira (17) e quinta-feira (19) que as temperaturas irão cair drasticamente, as mínimas ficam por volta dos 6° a 8°C, principalmente na região sudoeste do MS. No restante do Estado, nas regiões central e sul-pantaneira as temperaturas mínimas ficam entre 8 a 12ºC. Já na região leste, valores variam de 8 a 14ºC e na região norte temperaturas mínimas entre 10 a 18ºC.
Na quinta-feira (19), os modelos numéricos de previsão de tempo indicam as menores temperaturas mínimas esperadas para o período, podendo ser as menores temperaturas do ano até agora. Além disso, há probabilidade (até o momento baixa probabilidade) para ocorrência do fenômeno de geada, principalmente na região sul do Estado.
jornalista responsável : Sadib de Oliveira
DRT 087