Costa Rica News
Notícias a um clique
figueirao
CHURRASCARIA

Saiba quem é: Capitão Contar, candidato ao governo de MS

Representante do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), Renan Barbosa Contar, 38, é capitão da reserva do Exército Brasileiro e nasceu em Campinas (SP), no natal de 1983. Atualmente, é casado com a publicitária Iara Diniz.

Ainda em 2002 cursou a Escola Preparatória de Cadetes para o Exército (EsPCEx), formando-se pela Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em 2006. Sua pós-graduação – Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO) – veio em 2017, com ênfase em Administração Logística e Pública.

Conforme descrição da Assembléia Legislativa do Mato Grosso do Sul, Renan é apaixonado por esportes e motociclismo e chegou a percorrer 18 países da América de motocicleta.

Histórico

Seu primeiro passo na carreira política foi dado em 2018, com seu primeiro mandato como deputado estadual do estado de Mato Grosso do Sul – como Capitão Contar ainda pelo Partido Social Liberal (PSL).

Nessa ocasião, recebeu uma parcela total de 78.390 votos válidos, conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Atualmente o Capitão Contar está concorrendo ao governo do estado pelo PRTB, com o advogado, professor universitário, empresário e pecuarista Humberto Sávio Abussafi Figueiró (54), como vice.

Conforme informações do site oficial do candidato, Capitão Contar se diz cristão e defende temas como: combate à corrupção e redução de impostos, além de seguir as pautas do bolsonarismo, como por exemplo o conservadorismo. O militar da reserva aparece nas campanhas com o slogan “Capitão lá, Capitão cá”, em alusão ao apoio declarado à reeleição de Jair Bolsonaro (PL).

Questões jurídicas

Entre os Tribunais de Justiça e Eleitoral Regional de Mato Grosso do Sul, Renan Barbosa contar acumula nove processos distribuídos pelos Diários Oficiais.

Nesse meio, destaca-se o pedido de impeachment contra o chefe do executivo estadual, Reinaldo Azambuja, à Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.

Para esse movimento político – negado pelo Tribunal de Justiça em 1.º de setembro de 2021 -, o parlamentar se baseou em denúncia do Ministério Público Federal contra Azambuja.

Nesse material do MPF, ficam listados os crimes de: corrupção passiva, lavagem de dinheiro, integrar organização criminosa e exercer o comando da organização

Repercussões na mídia

Entre as ações do candidato ao governo que mais repercutiram, lista-se o projeto de Lei 231/2019, que trata de coreografias de danças nas escolas de Mato Grosso do Sul. Em tese, a proposta define como pornográficas ou obscenas, “coreografias que aludem à prática de relação sexual ou ato libidinoso”.

“O projeto não foi para vetar danças, foi para coibir as deturpações. Eu sou a favor da cultura, do desenvolvimento cultural e social, mas nós não podemos permitir que certas deturpações entrem no ambiente escolar”, afirmou o candidato, em entrevista ao Diário Digital.

Por que explicamos

Correio Verifica investiga conteúdos suspeitos sobre eleições em Mato Grosso do Sul que viralizam nas redes sociais. Já o Correio Explica é uma ferramenta utilizada para que os leitores entendam um conteúdo que está viralizando midiaticamente.

Como estamos a pouco tempo das eleições, apresentaremos o perfil de cada candidato – em sorteio definido por ordem alfabética (segundo nome de candidatura dos concorrentes) – informando aos leitores um pouco da vida pessoal e principalmente a carreira política daqueles que concorrem ao governo do Estado, a fim de desfazer boatos, para que a sociedade tenha direito de votar com base em informações verídicas.

O governo de MS é disputado por sete candidatos, maior número desde a criação do Estado, em 11 de outubro de 1977, ano quando teve o território separado do vizinho Mato Grosso.

Além de Capitão Contar, em suas publicações a equipe do Correio Verifica traça também os perfis: do ex-prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad, do PSD; a deputada federal Rose Modesto, do União Brasil; Eduardo Riedel, do PSDB; Giselle Marques, do PT; assim como os já publicados sobre Adonis Marcos (PSOL) e André Puccinelli (MDB)

Ficha do Candidato:

  • Nome: Capitão Contar
  • Vice: Beto Figueiró
  • Partido: PRTB
  • Idade: 38 anos
  • Data de nascimento: 25/12/1983
  • Ocupação: Deputado estadual
  • Grau de Instrução: Superior completo
  • Estado Civil: Casado
  • Município de nascimento: Campinas (SP)

 

fonte  Correio do Estado