Com apenas uma gota de sangue, os testes permitem a detecção de doenças como HIV, sífilis, hepatites dos tipos B e C. Para o teste de PSA (Antígeno Prostático Específico), utilizado como check-up principalmente para diagnosticar o câncer de próstata, as Unidades de Saúde disponibilizaram aos pacientes o encaminhamento para exame em laboratório.
Segundo o gestor da pasta, Jovenaldo Francisco dos Santos, durante a ação também foram realizadas 388 consultas médicas, 120 atendimentos odontológicos, 66 atendimentos psicológicos e aplicadas 69 vacinas.
“É importante que o homem entenda que deve cuidar da saúde em todos os sentidos, inclusive da saúde mental. Durante a ação foram realizadas orientações sobre hábitos saudáveis, alimentação e atividades físicas. Os exames periódicos são essenciais para manter um cronograma de prevenção de doenças”, aponta o secretário.
No dia 26 de novembro acontece mais um “Dia D” da Campanha nas Unidades de Saúde, entre as 18 e 21 horas, com os mesmos serviços ofertados nesta primeira fase.