Oficina discute revisão e atualização dos Planos de Manejo das Unidades de Conservação de Costa Rica
O presidente Ailton Martins de Amorim (MDB) participou nesta quinta-feira (02) da Oficina Comunitária para elaboração, revisão e atualização dos Planos de Manejo das Unidades de Conservação Municipais promovido pela Secretaria Municipal de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura no Parque Natural Municipal Salto do Sucuriú.
“É de suma importância cuidarmos da nossa fauna e flora, pois somos um município que vive de turismo. Recebermos essa equipe e participarmos dessa construção mostra o quanto estamos empenhados em cuidar do meio ambiente e consequentemente melhorarmos a qualidade de vida da nossa população”, disse o presidente.
A oficina ministrada pelo engenheiro ambiental da Líder Engenharia e Gestão de Cidades, Guilherme Ribeiro Nogueira que esclareceu o que é Plano de Manejo, os processos e etapas da elaboração do PM, sua importância e necessidade da participação popular.
Costa Rica possui quatro Unidades de Conservação Municipais, sendo Área De Proteção Ambiental das Nascentes do Rio Sucuriú; Parque Natural Municipal da Laje; Parque Natural Municipal Salto do Sucuriú e o Refúgio de Vida Silvestre do Rio Sucuriú.
Conforme explicou Guilherme, a revisão é necessária para que sejam definidas as necessidades que devem ser aplicadas com mais urgência, nas Unidades de Conservação do município e assim o governo possa buscar os meios e recursos de forma correta para aplicá-los.
A revisão deve ser elabora de cinco em cinco anos. Nas próximas semanas uma equipe de biólogos estará fazendo um levantamento da fauna, flora e socioeconômico de Costa Rica.
Informações:
Cassiane Mews – Assessora de Comunicação
Fabrizzio Carrijo – Assessor Legislativo