O Legislativo costarriquense ressalta em suas campanhas institucionais o “Abril Azul – Mês de conscientização do Autismo”.
O Dia Mundial do Autismo é comemorado anualmente no dia 2 de abril. Essa data tem como objetivo conscientizar a população sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e promover a inclusão social das pessoas com autismo.
O presidente da Câmara, Ailton Amorim, destacou a importância da Casa de Leis ao dar voz a campanha.
“A iniciativa é uma forma de promover a inclusão social e educacional das pessoas com autismo, além de chamar a atenção para o diagnóstico precoce, as formas de tratamento e os serviços de apoio à família disponíveis no município”, disse o presidente.
A campanha sobre o autismo será estampada nas redes sociais da Câmara, rádios e sites parceiros do Legislativo.
Durante a sessão desta segunda-feira (03), o casal Flavio Pavan e Ellen Rodrigues Pavan pais do pequeno Matheus Pavan, de 07 anos, falaram sobre os desafios do autismo.
“O autismo ele não é uma doença, é um transtorno e não tem cura, então são realizadas intervenções para dar uma qualidade de vida melhor. O Matheus por exemplo, tem o nível de suporte 2 de autismo, ele tem habilidade em letras e números, onde ele mesmo aprendeu a ler e a escrever sozinho, mas isso não quer dizer que ele consiga realizar outras atividades sozinho, sendo necessário o acompanhamento. Gostaria de citar uma frase de uma mãe de um TEA, que é palestrante e diz ‘a inclusão é mais do que aceitação no mesmo espaço, inclusão efetiva é fornecer a criança autista as mesmas chances que as crianças neurotípicas com ferramentas apropriadas a nivelar ambos os grupos”, e o que nós queremos é que eles vivam em sociedade e não de forma isolada’, explicou Ellen.
Leis aprovadas na Câmara
A Câmara de Vereadores é autora de dois projetos de leis que garantem proteção e melhorias na qualidade de vida dos autistas.
LEI Nº 1.701, de 12 de dezembro 2022, institui a Carteira de Identificação do Autista – CIA, estabelece prioridade no atendimento ao autista e institui a Semana Municipal de Conscientização sobre o Autismo, no âmbito do município de Costa Rica. (Projeto de autoria do vereador Ailton Amorim, Manuelina Martins e Evaldo Paulino).
LEI N°. 1.616, de 9 de agosto de 2021, proíbe o manuseio, a utilização, a queima e a soltura de fogos de estampidos e de artifícios, assim como de quaisquer artefatos pirotécnicos de efeito sonoro ruidoso em todo o território do município de Costa Rica. (Projeto de autoria dos vereadores Manuelina Martins, Averaldo Barbosa e Ailton Amorim).
Autismo
O autismo é um distúrbio fisiológico que afeta a comunicação, a interação social e o comportamento. As pessoas com autismo podem apresentar uma ampla gama de sintomas e níveis de gravidade, o que torna cada indivíduo único.
Em Costa Rica os atendimentos aos autistas são realizados no Centro de Reabilitação Juliano da Silva Carvalho que atendem crianças de 0 a 12 anos 11 meses e 29 dias alcançando em média mil atendimentos mensais com avaliação da neuro psicopedagoga.
Conforme explicou a coordenadora do Centro, Marcia Furtado Mesquita Amorim, “é importante lembrar que o autismo não é uma doença, e sim uma condição, é um transtorno global do desenvolvimento que pode ser tratada com terapias e procedimentos ajustados. A conscientização e o respeito às diferenças são fundamentais para garantir que as pessoas com autismo tenham acesso a uma vida plena e digna.
O Centro de Reabilitação Juliano da Silva Carvalho está situado na Rua Ambrosina Paes Coelho, n° 1373. Telefone (67) 99964-2284.
Informações:
Cassiane Mews/ Assessora de Comunicação
Fabrizzio Carrijo/ Assessor Legislativo