O Município de Figueirão está localizado no Norte do Estado de Mato Grosso do Sul, na microrregião do Alto Taquari, a 260 km de Campo Grande. Possui uma área territorial de 4.914,78 km², e está no divisor das águas que formam a bacia hidrográfica do Paraguai e do Paraná. A economia da região baseia-se na pecuária que é escoada pelas MS-436 que liga Camapuã, Figueirão e Alcinópolis, e MS-223 que dá acesso a Costa Rica.
Figueirão foi emancipado no dia 29/09/2003, comemorando em setembro de 2023 seu 20º aniversário de emancipação político-administrativa. Possui uma comunidade quilombola, chamada Comunidade de Santa Tereza, localizada a 53 km da cidade, onde tem a Escola Municipal Benedito Alves Bonfim, que é extensão da Escola Municipal Prof. Antônio Inácio Furtado-Polo, um Posto de Saúde, e a Associação de Moradores e Produtores Rurais da Comunidade Quilombola de Santa Tereza (Amprust). Na Comunidade, anualmente é realizada a tradicional Festa em Louvor ao Divino Espírito Santo, que este ano festejou a sua 109ª edição, tradição da família Malaquias, que atrai multidões.
Nas eleições de 2020, foi eleito para prefeito de Figueirão o professor aposentado Juvenal Consolaro, tendo como vice-prefeito o enfermeiro Jorge Roberto Mortari.
De pronto o prefeito Juvenal assumiu a Prefeitura em busca de uma gestão inovadora, que resultasse numa melhor qualidade de vida e iguais oportunidades para a população. Mesmo em meio à crise financeira, conseguiu manter pagamentos de salários e de fornecedores em dia.
Está sempre buscando programas de qualificação profissional para melhorar a capacidade laboral dos funcionários, visando prestar um melhor atendimento à população.
Sendo homem do campo, conhecedor das dificuldades por que passam, o prefeito Juvenal tem uma constante preocupação em manter as estradas vicinais que demandam às fazendas em perfeitas condições de trafegabilidade.
O prefeito Juvenal Consolaro mantém um estreito canal de comunicação com o governo do estado, e com alguns senadores e deputados federais e estaduais, e tem recebido atenção especial do governador Eduardo Riedel em suas reivindicações, para melhorar a infraestrutura do município e também para aumentar seu parque de máquinas pesadas.
Sobre a realização da festa do aniversário da cidade, comemorada este ano de 27 de setembro a 01 de outubro, falou: “Estamos conseguindo realizar uma grande festa para a população comemorar os 20 anos de Figueirão. Tivemos o Torneio Municipal de Truco, a 7ª Etapa Estadual de Motocross, o grande Rodeio Fest reunindo peões de vários estados brasileiros, shows musicais com diversos artistas de renome nacional, e encerrando as festividades, teremos a grande Cavalgada de Figueirão, dia 1º de outubro, que reúne gente daqui e de fora. Estamos todos de parabéns!”, pontuou.
Fonte: PMFigueirão/RubemVasconcellos – Fotos: RegionalMS/JVCProdutora