Costa Rica vence etapa estadual de “Empreendedorismo Rural” com o programa “Agro Rica” pelo apoio à Agricultura Familiar
chapadenesenews
Costa Rica foi a grande vencedora estadual no quesito Empreendedorismo Rural promovido pela “Cidade Empreededora” do Sebrae. A conquista teve como carro chefe o programa “Agro Rica” que diversificou a produção em pequenas propriedades rurais do município.
Envolveu a Fruticultura, Cinturão Verde, Bacias Leiteiras, Reformas de Pastagens entre outros. São ações altamente positivas direcionadas à Agricultura Familiar, um setor fundamental na produção de alimentos que abastece à população, entidades e escolas com comida fresca, de excelente qualidade.
Além de outras ações positivas que melhoraram a vida da população como a vinda da CEF (Caixa Econômica Federal) e outros bancos que deram autonomia financeira para Costa Rica, a Agricultura Familiar cresceu, ganhou apoio e se modernizou na administração do Delegado Cleverson Alves dos Santos. O perfil da cidade mudou seu perfil de periférico nas Regiões Norte e Bolsão e ganhou protagonismo regional e estadual sob o comando do Delegado.
O atual secretário de Agricultura e Abastecimento é Joaquim Alcides Carrijo, que comanda uma das pastas que garante a produção de alimentos em Costa Rica e valoriza o homem do campo. O Programa “Agro Rica” funciona há cerca de três anos e dinamizou a Agricultura Familiar do município campeão de prêmios estadual e nacional de gestão. A próxima disputa será a etapa brasileira como forte concorrente a mais uma conquista.
Depois de tantas conquistas de gestão qualificada o “impossível” foi tirado do vocabulário do Delegado Cleverson Alves dos Santos, que saiu da condição de debutante na política para gestor competente em MS e que montou um time de secretários de primeira linha. Cuida de todos os setores como apoio ao comércio local, fomento ao turismo e incentivo à participação dos pequenos negócios nas compras públicas, além da promoção de uma cultura empreendedora nas escolas.
Costa Rica sempre é destaque na “Cidade Empreendedora”. O crescimento econômico do município, por meio de ações articuladas entre o poder público, empresários, produtores rurais e a população em geral é o “pulo do gato” que o Delegado Cleverson entendeu já no seu primeiro ano de mandato. O empreendedor local – de todos os setores – capacitou-se e se interligou às cadeias produtivas na busca do desenvolvimento sustentável.
Foi na gestão do delegado que Costa Rica aderiu ao programa Cidade Empreendedora, em julho de 2021. Nesse período, 30 ações foram realizadas em eixos estratégicos com base na necessidade do município. O principal deles que norteou o trabalho foi “Cidade de Negócios, voltado para alavancar o desenvolvimento através do empreendedorismo. Algumas das iniciativas que tiveram esse propósito foram estruturadas a partir da construção do Plano de Desenvolvimento Econômico elaborado em conjunto com as lideranças locais.