Costa Rica: vereadores pedem realização de baile de debutantes, casamento comunitário e criação de justiça desportiva
Costa Rica: vereadores pedem realização de baile de debutantes, casamento comunitário e criação de justiça desportiva
Realização do “Baile de Debutantes” e de casamento comunitário, além do reparo de estradas rurais e implantação do sistema de justiça desportiva municipal. Estes são alguns dos pedidos que os vereadores costarriquenses fizeram recentemente para o Executivo Municipal de Costa Rica-MS, por meio de indicações.
Na indicação n° 50/2018, o vereador Waldomiro Bocalan, o Biri (PDT), solicita que o Governo Municipal volte a promover o “Baile de Debutantes”, uma festa coletiva que celebra o aniversário de 15 anos de garotas de baixa renda do município. O pedido do parlamentar pedetista foi encaminhado para o prefeito Waldeli dos Santos Rosa (MDB) e para a secretária Municipal de Assistência Social, Áurea Maria Fezarin Rosa.
“O ‘Baile de Debutantes’ é uma tradição que parece resistir ao tempo, onde as jovens e seus príncipes são apresentados à sociedade. É o recomeço de uma nova fase de suas vidas no meio social. Mesmo assim, muitas meninas com essa idade não acham careta esse tipo de festa e a grande maioria não tem condições financeiras de organizar e participar deste evento. Essas jovens sonham com essa noite de magia e glamour em que os holofotes se voltam para elas renovando a tradição com muito estilo e beleza”, justifica o vereador Biri em um trecho da indicação.
Já na indicação nº 49/2018, Biri pede que a Prefeitura de Costa Rica volte a realizar casamento comunitário, garantindo aos participantes a gratuidade das taxas cartorárias. O edil justifica que muitos casais do município vivem em regime de união estável e têm o sonho de se casar, mas não possuem condições financeiras para arcar com as despesas do cartório e nem mesmo com os custos de uma cerimônia festiva.
“Ressaltamos que essa ação de cunho social e comunitário é justa e necessária, muito solicitada pelas instituições religiosas e pelos munícipes, uma vez que os custos não estão acessíveis para grande parte da população costarriquense’, afirma Biri na indicação.
O parlamentar pedetista também é o autor da indicação n° 51/2018, na qual ele pede a aquisição de mais cadeiras – que servem de assento – para uso na Veladoria Municipal. A solicitação foi encaminhada para o prefeito e para a secretária de Assistência Social.
Na indicação n° 52/2018, o vereador Ailton Martins de Amorim (MDB) propõe que o Governo Municipal estude a possibilidade de realizar o alargamento da rua Ilza Carvalho de Souza, entre a rua Josina Garcia de Melo e a rua Ceará, ao lado da Delegacia de Polícia Civil, no bairro São Domingos.
“Esse trecho da rua que está sendo citado é muito estreito, medindo aproximadamente 4,5 metros de largura, dificultando assim a passagem de veículos entre uma mão e outra e a calçada lateral ao lado da Delegacia é larga, medindo aproximadamente 7,30 metros de largura. Sugerimos assim, diminuir a largura da calçada aumentando a largura da referida rua. É uma rua muito usada para o acesso de usuários e funcionários que vão ao CAPS (Centro de Atendimento Psicossocial) diariamente”, conforme justifica o vereador emedebista na indicação.
A vereadora Rosângela Marçal Paes (PSB) sugere ao Governo de Costa Rica a criação do sistema de justiça desportiva municipal. O pedido foi feito, por meio da indicação n° 53/2018, ao prefeito Waldeli e ao secretário de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura, Keyler Simey Garcia Barbosa.
“Assim como o país e os estados da federação, municípios brasileiros também vêm instituindo sistemas de justiça desportiva com competência para processar e julgar as questões de descumprimento de normas relativas à disciplina e às competições esportivas oficiais promovidas no âmbito desses municípios. Cite-se aqui o exemplo das cidades de Brusque (SC), São Paulo (SP), Florianópolis (SC), Rio Bonito do Iguaçu (PR), Paraibuna (SP), Itapira (SP), Campinas (SP), Lages (SC), entre tantas outras, que implantaram verdadeiros tribunais municipais de justiça desportiva ou órgãos similares”, de acordo com o que consta em um trecho da indicação da parlamentar.
Rosângela Marçal propõe que o Executivo de Costa Rica crie uma comissão disciplinar (que funcionaria como órgão de primeira instância) e um tribunal municipal (segunda instância) com competência para processar e julgar os casos de descumprimento das normas disciplinares que regulam o desporto, no âmbito das competições esportivas promovidas pelo município.
E o vereador Ronivaldo Garcia Cota (PSDB) pede que a Prefeitura realize o cascalhamento e o patrolamento das estradas vicinais localizadas na região da Serrinha e Lagoinha, especialmente a via que passa pelas fazendas de “José Picolé”, “Fernando da Nileide” e “Flaviano”, até chegar à propriedade rural do senhor “João Carlos”. O pedido do vereador tucano consta na indicação n° 54/2018, encaminhada para o prefeito Waldeli e para o secretário de Obras Públicas, Renato Barbosa de Melo.