Defasagem nas estatísticas do IBGE aponta que Costa Rica tem mais eleitores (20.447) do que população (20.159)
A menos de cinco meses para um novo processo eleitoral no País, um fato inusitado chama atenção em Costa Rica.
O município de Mato Grosso do Sul, localizado na região Centro Oeste do Estado, possui mais eleitores que moradores, como comprovam o cruzamento de dados estatísticos do TSE – Tribunal Superior Eleitoral – com dados populacionais do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Segundo os dados extraoficiais do TSE, até o dia 09 de maio deste ano, Costa Rica contabilizava 20.447 títulos eleitorais aptos a participarem das Eleições de 2018, porém, o último Censo Demográfico do IBGE, que divulgou a população estimada para 2017, mas ainda considerado o principal indicador para ações do Governo Federal, aponta que o município possui 20.159 habitantes.
Vale lembrar que, pela legislação eleitoral, apenas cidadãos brasileiros alfabetizados maiores de 18 e menores de 70 anos são obrigados a votar. Para quem tem 16 e 17 anos, maiores de 70 e pessoas analfabetas, o voto é facultativo.
Por conta dessa defasagem, o prefeito de Costa Rica – MS Waldeli dos Santos Rosa recorreu a Justiça para que o IBGE faça a recontagem, uma vez que o município está perdendo verbas federais e estaduais. “Com essa discrepância, o Governo Municipal perdeu inclusive recursos do FPM – Fundo de Participação dos Municípios”, reclama o gestor.
Foto: Arquivo – ASSECOM/PMCR