Costa Rica News
Notícias a um clique
figueirao
CHURRASCARIA

Abacaxi recheado com farofa de bacon vegana é opção para ceia de Natal

Que tal substituir o lagarto recheado por abacaxi recheado neste Natal? A cozinheira Alessandra Mathias preparou uma receita especial para compor sua ceia natalina, em Campo Grande. É uma opção vegana, inspiradas nos pratos tradicionais desta época do ano, mas sem produtos de origem animal e ainda ajuda na digestão, principalmente daqueles que gostam de abusar nas festas.

Ela tem 26 anos e junto com a sócia Mariana criaram a empresa Flor de Camomila, voltada a alimentação vegana e vegetariana. Neste ano, quiseram inovar os clientes com uma receita especial e foi aí que pensaram no prato de abacaxi, que já nas primeiras tentativas deu certo. Logo inseriram a ideia nas encomendas de natalinas e compartilham a receita aqui no Lado B, para quem gosta de arriscar na cozinha e botar a mão na massa.

A receita é trabalhosa, mas não é tão difícil assim. Quem quiser fazer precisa comprar os ingredientes como o abacaxi, açúcar mascavo, proteína de soja, cebola, alho, conhaque ou rum, cenoura, manteiga vegetal ou azeite extra virgem, pimenta-do-reino, pimenta síria e mostarda dijon.

Comece pelo abacaxi, de preferência maduro. “Quanto mais maduro, mais doce enquanto o verde é mais ácido e vai precisar de muito açúcar para adoçar o prato no final. A fruta é muito usada na culinária vegetariana”, explica Alessandra.

Depois de comprado o abacaxi, descasque e retire o miolo da fruta, deixando apenas o fundo da fruta. “Agora a gente faz uma salada e fazendo de tempero a pimenta-do-reino, pimenta síria, canela e batendo tudo no liquidificador. Para a farofa pique a cebola, refogue o alho, rale a cenoura e use proteína de soja sabor bacon desidratada para semelhar ao gosto original e permanecer crocante”, conta.

O abacaxi recebe o molho de caramelo com cachaça de cobertura para dar agridoce da receita (Foto: Divulgação)

Enquanto o abacaxi descansa, é hora de preparar o molho doce, para dar o gosto agridoce na receita. “Misture a mostarda dijon com conhaque ou rum. Após tudo preparado, pincele a mistura no lado de fora do abacaxi e depois enrole a fruta num papel alumínio e leve para assar no forno por 30 a 35 minutos”, conta a cozinheira.

Enquanto aguarda o tempo passar, o aroma da fruta te faz sentir água na boca e ficar ansioso para o momento da degustação. Dado o tempo necessário no forno, retire o papel alumínio e veja se a fruta está seca e dourada. “Se for necessário e tiver muito seco, pincele mais uma vez o molho de açúcar e deixe assar por mais uns minutos no forno, mas sem o papel”.

Após tudo, é hora de saborear a receita, corte o prato principal em rodelas para servir e aproveite. A receita rende até dez porções. Para quem não tem tanta habilidade na cozinha, Alessandra está aceitando encomendas do prato até dia 22 deste mês.

Serviços – Encomendas pelo contato (67) 9 9340-8431.

O abacaxi recebe o molho de caramelo com cachaça de cobertura para dar agridoce da receita (Foto: Divulgação)

Depois usa a manteiga vegetal ou azeite extra virgem para misturar a farofa e finalize com cheiro verde. Em seguida, adicione a farofa no abacaxi e deixe descansar por 20 minutos. “Ela tem que ficar mais espessa para ficar mais compacta e não esfarelar”.

CGNEWS