Durante a Missão Técnica ao estado do Paraná, a Associação Comercial e Industrial, Agricola e de Serviços de Paraiso das Águas(MS) (Aciaspa), representada pela sua executiva Leticia Gasparetto, esteve presente juntamente com representantes de outros 28 municípios do estado.
O objetivo da visita foi conhecer algumas das maiores associações comerciais do Brasil, buscando trazer melhorias para o município.
Ao longo da missão, foram visitadas quatro importantes associações: a Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM), a Associação Comercial e Industrial de Cascavel (ACIC), a Associação Comercial e Industrial de Toledo (ACIT) e a Associação Comercial e Industrial de Marechal Cândido Rondon (ACIMACAR). Essas cidades são amplamente reconhecidas no estado do Paraná.
A missão foi proporcionada por meio de uma parceria entre a Federação das Associações Empresariais de Mato Grosso do Sul (FAEMS) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). O objetivo desses quatro dias de visita foi transmitir conhecimento e promover a transformação por meio do projeto TRANSFORMAÇÃO.
*Missão Técnica ao PR*
Dia 17.08 – manhã
Visita a Cascavel – ACIC
Principais Pontos:
1. Núcleo Setorial de Consultoria e Treinamento
2. Núcleo Setorial Mulheres Empreendedoras
3. Modelo de Gestão da ACIC
4. Planejamento Estratégico e BSC
5. Planejamento Financeiro
6. Caciopar – Coord. Regional
7. POD – Programa Oeste em Desenvolvimento
8. Convênio Unimed
9. Convênio Saúde Vidacic
10. Uniacic
11. Hub de Inovação, Incubação, Aceleração e Tração
12. Iguassu Valley
13. Mandato do Presidente e Diretoria
14. Câmaras Técnicas
15. Projeto Aeroporto Internacional de Vargas
16. Temas Polêmicos e articulação – Comércio eletrônico Shein, Alibaba, etc.
17. Conexão ACIC – Palestras Magnas
18. Incorporação para construção da sede
19. Cobrança de inadimplente COB ONLINE
20. Nutricard grande receita
*Missão Técnica ao PR*
Dia 17.08 – tarde
Toledo – ACIT
Principais Pontos:
1. CODET – Conselho Desenvolvimento Econômico de Toledo
2. Matriz de análise de dados econômicos
3. Estudos das Câmaras Técnicas
4. COJEM – Conselho Jovem Empreendedor
5. Prêmio Destaque Empresarial
5. Feira do Imposto
6. Ações responsabilidade social
7. Programa Empreender
8. Núcleos Setoriais
9. Participação CACIOPAR e FACIAP
10. Relações Institucionais
11. Observatório de políticas públicas
12. Serviços
13. Campanhas Promocionais com pagto na mensalidade, sem venda de kit
14. Foco em novos associados e retenção, 40% de CNPJ associados
15. Agenda de demandas com o Prefeito a cada trimestre
*Missão Técnica ao PR*
Dia 18.08 – manhã
Marechal Rondon – ACIMACAR
Principais Pontos:
1. Pacote de Campanhas Promocionais – Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças e Natal
2. Principais experiências em campanhas e premiações
3. Pacote de promoções em 10 vezes
4. Fundo de Campanha subsídio de até 50%
5. Formação do Fundo de Campanha
6. Fundo de reserva para Plano de Saúde
7. Fundo de reserva para ações jurídicas
8. Campanha Ponta de Estoque
9. Feirão de Automóveis Novos e Seminovos
10. Plano de Saúde Unimed – gestão administrativa e comercial
11. Plano de Saúde Sempre Vida
12. Projeto de sustentabilidade – plantio de Ipês e árvores nativas
13. Projeto sustentabilidade – preservação de nascentes
14. Pesquisa Melhores do Ano
15. Jantar Prêmio Marechal
16. Fórum empresarial – circuito de palestras
17. Treinamentos gratuitos 82% do total
18. Locação de salas e auditório
19. Regras de eleição e de mandatos
20. Formação de futuros diretores e presidentes
21. Gestão de vendas e administração dos 269 stands da EXPOMAR