Costa Rica News
Notícias a um clique
figueirao
CHURRASCARIA

Apreensão de cigarros do Paraguai tem aumento de 39% em MS

Balanços divulgados pelas policiais rodoviárias Federal e Estadual apontam que em 2018 foram apreendidos 73,9 milhões de maços contrabandeados do Paraguai em Mato Grosso do Sul. Isso representa um amento de 39% em relação a 2017, quando foram recolhidos 53 milhões de maços.

Cigarros apreendidos pela PRF em Rio Verde, em MS — Foto: PRF/ Divulgação

A Polícia Militar Rodoviária (PMR) apreendeu mais de 1,3 milhão maços em 2017. No ano seguinte, esse número saltou para 4,8 milhões, um crescimento de 265%.

O comandante da PMR, Wagner Ferreira da Silva, afirmou que o aumento na fiscalização afetou positivamente nas apreensões. Ainda segundo ele, a Operação Oiketikus desencadeada em maio de 2018, teve papel fundamental para a mudança de patamar.

“Um aumento dessa natureza não tem só uma causa, mas são vários fatores que devem sim ser considerados nesse processo”, afirmou o comandante.

A operação

O Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) e a Corregedoria da Polícia Militar cumpriram no dia 16 maio de 2018, 20 mandados de prisão e 45 mandados de busca e apreensão contra Policiais Militares suspeitos de corrupção, na capital e em 15 cidades do interior. Um suspeito, com prisão preventiva decretada, está foragido.

Em quase um ano de investigação, o Gaeco descobriu que a organização criminosa composta por esses policiais, incluindo Oficiais, atuava principalmente na facilitação de contrabando de cigarros.

  • G1 MS