Baile das Debutantes celebra transição para a vida adulta com glamour e encantamento para 45 adolescentes em Costa Rica
O Projeto Primavera, que consta na Lei Municipal nº 1.061, de 03 de agosto de 2011, tem como objetivo principal despertar as adolescentes para a realidade da vida e seus desafios, buscando a inserção das mesmas na sociedade. Para isso, foram realizadas diversas oficinas socioeducativas ao longo do projeto, abordando temas como autoconhecimento, autoestima, drogas, bebidas, redes sociais, mercado de trabalho, entre outros.
A metodologia do projeto envolveu a criação de um cronograma de atividades, juntamente com a equipe da coordenação e convidados, visando sempre fornecer informações claras e seguras, além de fortalecer o convívio familiar e a vivência em sociedade. Ao todo, foram realizadas 14 oficinas ao longo do período, culminando com o tradicional Baile das Debutantes.
O tema escolhido para a festa foi “Alice no País das Maravilhas”, que destaca a importância de acreditar em si, perseguir os sonhos e fazer escolhas conscientes. A obra literária serviu de inspiração para a decoração, que contou com a presença dos personagens Chapeleiro Maluco e a Rainha de Copas.
O ponto alto da noite foi a presença do renomado ator Drico Alves como príncipe das debutantes. Drico, conhecido por sua atuação desde uma idade muito jovem, começou sua carreira como ator aos 9 anos e já participou de diversas produções da TV brasileira e do cinema.
Para animar a festa, o cantor Hugo Henrique, que desde cedo mostrou talento e carisma para encantar o público, foi responsável pela apresentação musical. O DJ Marcelo PP animou a pista de dança e a apresentação foi conduzida por Tony Rabello.
A organização do evento contou com a participação de diversas empresas e profissionais, como Ricardo Malta Decorações, o buffet by Eliana Lalier, Cléria Doces, Komatsu e Santos Segurança, entre outros. A realização do evento é do Município de Costa Rica, através da Secretaria de Assistência Social, com a coordenação da servidora pública Iandra Garcia Barcelos de Amorim.
Apesar da ausência do prefeito de Costa Rica, delegado Cleverson Alves dos Santos, que cumpria agenda fora do município, ele deixou uma mensagem em vídeo parabenizando as debutantes pela noite especial e desejando felicidades e sucesso em suas vidas.
O vice-prefeito de Costa Rica, Roni Cota, destacou que o Projeto Primavera, resultando no Baile das Debutantes, é um evento emocionante para todos os envolvidos, pois é o sonho único de cada uma das 45 participantes daquela noite especial. Na atual gestão, 80 adolescentes realizaram esse sonho. Ele agradeceu a todos e desejou bênçãos para todos.
A Secretária de Assistência Social, Evair Gomes Nogueira, agradeceu a todos os envolvidos nos bastidores do evento e ressaltou a importância da luta e do comprometimento das debutantes para alcançar os objetivos. Ela mencionou a força das mulheres e a importância de suas famílias serem vitoriosas e de sucesso.
A secretária de Políticas Públicas para Mulheres também destacou a importância de não desistir dos sonhos e desejou a todos uma boa festa.
A vereadora vice-presidente da Câmara de Vereadores, Rosângela Marçal Paes, parabenizou as jovens participantes e suas famílias e expressou votos de sucesso e saúde para o futuro.
A coordenadora do Projeto Primavera, Iandra Garcia Barcelos de Amorim, emocionada, agradeceu a todos os envolvidos e destacou o trabalho brilhante de sua equipe. Ela desejou que o projeto faça diferença na vida das debutantes e que elas levem esse legado para o futuro.
Com uma noite repleta de glamour, beleza e encantamento, o baile das debutantes marcou a transição para a vida adulta das 45 adolescentes participantes do Projeto Primavera 2023. O evento foi mais uma oportunidade de fortalecer os vínculos familiares, despertar a consciência sobre a realidade da vida e os desafios que estão por vir, e incentivar a inserção das jovens na sociedade.
PROJETO PRIMAVERA
O Projeto Primavera com o Baile das Debutantes é um evento anual que marca a transição das jovens para a vida adulta. Este ano, 45 garotas foram contempladas com base em mérito e participação social para participar do projeto. O objetivo é proporcionar uma experiência inesquecível e aprendizado para as debutantes, através de workshops e palestras sobre etiqueta, moda, automaquiagem, postura e dança. Além disso, as jovens são incentivadas a realizar ações sociais em suas comunidades, desenvolvendo um senso de responsabilidade social e empatia.
O ponto alto do Projeto Primavera é o Baile das Debutantes, que acontece em um luxuoso salão de festas. Nesse evento, as jovens são apresentadas à sociedade em uma cerimônia emocionante e glamourosa. Elas desfilam com vestidos de gala, dançam a valsa com seus cavalheiros e são homenageadas pelas pessoas mais importantes em suas vidas. O baile é uma ocasião de celebração não só para as debutantes, mas também para suas famílias e amigos, que se unem para comemorar o crescimento e os sonhos das jovens, desejando-lhes sucesso em sua jornada rumo à vida adulta.
O Projeto Primavera com o Baile das Debutantes é uma iniciativa que busca valorizar a juventude feminina, promovendo o empoderamento e o reconhecimento das jovens como agentes de transformação em suas comunidades. É uma oportunidade única para as debutantes se destacarem e se inspirarem umas nas outras, fortalecendo sua confiança e determinação para alcançarem seus objetivos pessoais e profissionais.
AS DEBUTANTES
Amanda Aparecida Ferreira dos Santos, Ana Clara Carvalho Cavalcanti, Ana Elisa Bernardes Soares, Barbara Saldanha Napolião, Bruna Melgaco Dantas, Deise Elaine Sena Silva, Emanuelly Alves Rodrigues, Emilly Laize Gomes Luglio, Eshylley Carollayne dos Santos Pires, Estefany Santos Coelho, Gabriella Resende Alves, Gabrielly Carrijo de Araujo, Gleicielly de Melo Aparecido, Graziella Lima Garcia, Isabelle Paulino da Silva, Isabelly Venturini Federice Remeli, Julia Costa Luiz, Juliane Correia dos Santos, Kasla Anyelli Lino de Almeida, Ketyli Kailanni da Graca Barboza, Laura Galdioli Souza, Layssa Nogueira Pereira, Lorena Oliveira Angelos, Luara Peres Parreira, Luzia Andrelly Cunha Ribeiro, Maria Candida Ferreira da Silva, Maria Rita Dias Brigido, Maryana Castro de Souza, Maryane dos Santos Verdelho, Mayza Aparecida Dias Rosa, Miriane Rocha de Souza, Raquely Almeida Silva, Rayany Gabriely Garcia Costa, Rayssa Alves Lima, Rayssa Borges de Oliveira, Rayssa de Alencar Paes, Sabryna Rodrigues da Silva, Sofia Parreiras de Souza Neves, Taina Batista Freitas, Thaina Raquelly Paes dos Santos, Thainara Camila Alves dos Santos, Vitoria Alves Cabreira, Welma dos Santos Marques, Yasmim Felix da Silva, Yasmin Ponte da Silva Pereira foram as debutantes deste ano e estavam ansiosas para viverem essa experiência única em suas vidas.
AUTORIDADES PRESENTES
O Baile das Debutantes contou com a presença de diversas autoridades e representantes de entidades de classe, incluindo a coordenadora da Casa Lar, Maria de Lurdes Gomes; o ex-prefeito de Costa Rica, Jesus Queiroz Baird e a ex-primeira-dama, Dione do Nascimento Delgado Baird; a presidente do Conselho da Criança e Adolescente, Faviany Martins Trenago; o pastor Osmar Gomes; a secretária de Governo, Dhiully Gargatini; o procurador-geral do município, Rogério Coelho; o secretário de Saúde, Jovenaldo Francisco dos Santos; o secretário de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura, João Carlos Candido Rocha; a secretária de Educação, Maria Aparecida Francisca de Souza Almeida; o secretário de Transportes, Urbanização e Obras Públicas, Penides Garcia Jacinto; a subsecretária de Governo, Angelica Moraes Clemente; o coordenador do Procon, Walder de Freitas; a vereadora 2ª secretária da Câmara de Vereadores, prof.ª mestre Manuelina Martins da Silva Arantes Cabral; o vereador Evaldo Paulino Garcia; e o presidente do COMAD (Conselho Municipal Antidrogas), policial civil Pedro Wlademir de Andréa, entre outros.
O FILME, ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS
“Alice no País das Maravilhas” é um filme baseado no livro de Lewis Carroll, que conta a história de uma jovem chamada Alice, que cai em um buraco e acaba em um mundo fantástico chamado País das Maravilhas. No País das Maravilhas, Alice encontra diversos personagens excêntricos, como o Chapeleiro Maluco, a Rainha de Copas e o Coelho Branco.
Ao longo do filme, Alice tenta encontrar seu caminho de volta para casa, enquanto enfrenta diversas situações absurdas e enigmáticas. Ela é desafiada a provar a sua identidade, a enfrentar monstros gigantes, a participar de um chá maluco e até mesmo a salvar o País das Maravilhas da tirania da Rainha de Copas.
Durante sua jornada, Alice também passa por uma transformação pessoal, aprendendo a confiar em si e acreditar em seu potencial. Ela descobre que, apesar de ser considerada uma criança, ela possui uma determinação e coragem que a tornam capaz de superar os obstáculos e desafios que encontra.
No final, Alice retorna ao mundo real, mas agora com uma nova perspectiva sobre si e sobre o poder da imaginação. O filme aborda temas como amadurecimento, autoconfiança e autoaceitação, ao mesmo tempo, em que apresenta uma narrativa visualmente deslumbrante e cheia de personagens cativantes.