A Carreta da Justiça encerrou as atividades da semana passada com atendimentos realizados no município de Figueirão. Na última quinta e sexta-feira, dias 5 e 6 de maio, sob a coordenação do juiz Adriano da Rosa Bastos, o grupo de trabalho da unidade móvel da justiça levou o atendimento jurisdicional mais próximo à casa dos moradores locais.
Assim, em dois dias de trabalho, 136 pessoas circularam pela Carreta, cujo serviço mais prestado, seguindo os números de outras cidades, foi o reconhecimento de união estável e sua conversão em casamento, um total de 15.
Houve ainda a efetivação de dois divórcios, um reconhecimento de paternidade e cinco cobranças sem acordo. No total foram abertos 18 novos autos na comarca.
Além da abertura de novas ações, a equipe da Carreta da Justiça ainda realizou 40 atendimentos gerais, como agendamentos, consultas e prestação de informações e orientações aos cidadãos locais. Já a Defensoria Pública, órgão jurisdicional que integra a unidade móvel de atendimento, ouviu as solicitações de 32 pessoas.
Ainda nesse primeiro semestre de 2022, as cidades de Paraíso das Águas (6 e 7/6) e Jaraguari (9 e 10/6) receberão a visita da Carreta da Justiça.
Saiba mais – Compondo o programa Judiciário em Movimento, a Carreta atende desde agosto de 2016 e visa integrar 100% dos municípios sul-mato-grossenses aos serviços da justiça, levando mais qualidade e conforto ao jurisdicionado, que não precisa sair de sua cidade para ter acesso à prestação jurisdicional.
A unidade móvel que viaja pelo Estado é a miniatura de um fórum: gabinete do juiz, sala para Promotor e Defensor Público, sanitário, pequena copa e varanda na frente para recepção de pessoas totalizam 44 m². O objetivo da proposta é aproximar o Judiciário da população e dar cidadania às pessoas que nunca tiveram atividade judicial e judiciária em sua cidade.
Autor da notícia: Secretaria de Comunicação – imprensa@tjms.jus.b