A Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS) divulgou um aumento de 3% na previsão inicial da colheita da safra 2017/2018 da soja no Estado. A projeção agora é que a produção atinja 9 milhões de toneladas, o que corresponde a 5,7% a mais que a safra anterior, graças ao clima favorável.
Conforme a circular técnica da associação, divulgada ontem (19), produtividade média no Estado é de 58 sacas por hectare. “O clima favoreceu o desenvolvimento das lavouras e as plantas elevaram seu potencial produtivo, com isso, o agricultor conseguiu colher duas sacas a mais por hectare”, afirma o presidente da Aprosoja/MS, Juliano Schmaedecke.
Segundo o analista de grãos do Sistema Famasul, Leonardo Carlotto, já é confirmada uma alta de 5,7% da produção deste ano em relação a safra passada. Isso porque as condições climáticas favoreceram, a soja foi plantada mais tarde e se adaptou melhor ao novo período.
Até agora, conforme o Sistema de Informações Geográficas do Agronegócio (Siga/MS), 85% da área de soja teve a colheita concluída. Houve evolução da colheita da soja nas regiões Sul, Centro e Norte do Estado, sendo o Norte a região com maior taxa de avanço, em torno de 82,2%, segundo consulta aos sindicatos e empresas de assistência técnica dos municípios.