Toda gestante, seja ela mãe de primeira viagem ou não, tem muitas dúvidas quanto aos cuidados que deverá ter com seu bebê, assim, pensando em orientá-las, o Governo de Costa Rica – MS por meio da Secretaria de Assistência Social e Secretaria de Saúde em parceria com a Pastoral da Criança oferecem o Projeto Berço da Vida que consiste em oferecer acompanhamento pré-natal durante os nove meses de gestação.
Na tarde do último dia 12 de dezembro de 2017, foi realizada a cerimônia de encerramento da segunda etapa do Projeto Berço da Vida que contou com a participação de 20 gestantes. O encontro também foi prestigiado pela coordenadora do projeto Maria Lucia Nicolodi, pela primeira-dama e secretária de Assistência Social Áurea Maria Frezarin Rosa, pela coordenara da Pastoral da Criança Maria Emília Carrijo, pela coordenadora da Atenção Básica Daiane de Souza Pupin e pela coordenadora do CRAS – Centro de Referência em Assistência Social Mirian Ribeiro.
No período em que o projeto foi realizado neste segundo semestre, o CRAS – Centro de Referência em Assistência Social – ofereceu suporte financeiro e o espaço para o projeto acontecer. A Secretaria Municipal de Saúde também fez parte deste grandioso projeto através de palestras compostas de orientações voltadas para a prevenção, cuidados e suporte psicológico.
Para a primeira-dama esse é um trabalho de suma importância, pois a gestante, ao iniciar o pré-natal, recebe todas as orientações de como conduzir sua gravidez com segurança. “É motivo de muita alegria participar do encerramento do projeto, bem como ver o envolvimento de diversos segmentos da sociedade ajudando as gestantes”, enfatizou Áurea Frezarin.
Durante a agradável tarde de confraternização as gestantes também foram abençoadas com mensagens ministradas pela presidente da 16º Subseção da OAB de Costa Rica Elizandra Thaís Frezarin Rosa Matsumoto, e do Padre Wilkson com seus ensinamentos divinos. Ao final as participantes participaram de sorteios de brindes.
Próxima Etapa
O curso é realizado toda terça-feira, sempre a partir das 14 horas. Interessadas em participar da próxima turma que terá início em fevereiro de 2018 podem procurar a Pastoral da Criança.