Costa Rica além de liderar o ranking de gestão pública no Brasil, paga 14° e 15° salários aos professores da Rede Municipal de Educação
O Município de Costa Rica – MS, vive momentos de destaque em notícias de boa gestão da cidade. A cidade administrada pelo prefeito Waldeli dos Santos Rosa (MDB), alcançou resultados de gestão incomum no País. Na sua grande maioria os administradores estão envolvidos em corrupção e na ineficiência da gestão.
Somente neste ano Costa Rica ganhou visibilidade com a divulgação de dois índices de gestão. No IGM/CFA – Índice de Governança Municipal – do Conselho Federal de Administração – que leva em consideração os seguintes indicadores: Saúde, Segurança, Planejamento, Custo do Legislativo, Equilíbrio Previdenciário, Educação, entre outros.
Costa Rica ficou em segundo lugar com nota de 8,75. A primeira colocada no Brasil é Votuporanga – SP que obteve 8,92.
E ainda, o IFGF – Índice Firjan de Gestão Fiscal – onde Costa Rica ficou em primeiro lugar atingindo nota máxima. Para calcular esse resultado a Firjan – Federação das Índustrias do Rio de Janeiro – verifica a autonomia, o gasto com pessoal, os investimentos e a liquidez do Município.
Notícias Relacionadas
Os cidadãos podem comemorar não somente pela boa gestão das contas públicas, como também das obras executadas. Costa Rica é uma cidade com 100% de pavimentação asfáltica e iluminação de LED. Além disso, no início de dezembro foi lançado um pacote com mais de R$ 30 milhões em obras para ampliação da rede de esgoto, a meta é alcançar o 100% até o final de 2020.
Outro destaque que já foi divulgado em reportagem no Jornal Nacional da Rede Globo foi o pagamento de até 50% do 17º salário aos professores da REME – Rede Municipal de Educação. Que se tornou uma política pública do prefeito Waldeli dos Santos Rosa, os abonos são pagos desde 2001. Neste ano de 2019 já está na conta dos educadores o pagamento do 14º e 15º salários. O pagamento é realizado com a sobra dos recursos do Fundeb – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação.
É visível aos olhos dos cidadãos a boa gestão implantada em Costa Rica, vale ressaltar que não é um projeto de apenas um mandato. Waldeli encerra em dezembro de 2020 o seu quarto mandato, totalizando 16 anos de uma gestão eficiente e coesa com os recursos públicos.
fonte costaricaemfoco