A Audiência Pública para apresentar o Plano Municipal de Turismo para a comunidade do município de Costa Rica, região Leste de Mato Grosso do Sul, será realizada na próxima segunda-feira (25), às 14 horas, no auditório da Câmara Municipal da cidade. O projeto foi elaborado pela Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec) e será apresentado pela mesma equipe.
Estão confirmados para o evento o prefeito de Costa Rica, Cleverson Alves dos Santos, vereadores, membros do Conselho Municipal do Turismo (Comtur/MS) e da comunidade em geral.
O Plano Municipal de Turismo de Costa Rica construído pela Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec) iniciou com a primeira fase do projeto em janeiro deste ano, quando ocorreu uma consulta pública com os moradores e workshop com empresários do setor turístico.
De acordo com a diretora-presidente da Fapec, Nilde Brun, o município é, comprovadamente, uma cidade de imenso potencial turístico e adianta que o Plano Municipal reitera a vocação de Costa Rica para o turismo de aventura e ecoturismo.
“O Turismo, desde quando bem trabalhado, pode ser uma excelente fonte de renda para o município, Estado e o País. É, ainda, um importante fator para o desenvolvimento da cidade por conta da qualidade de vida que proporciona para a população local”, comenta.
A intenção é de que o documento seja aprovado e torne-se uma lei, com o intuito de contribuir com o desenvolvimento da atividade em âmbito municipal, apresentando estratégias e ações voltadas ao incremento e estruturação do turismo no destino.
Para o prefeito de Costa Rica, Cleverson Alves dos Santos, com o Plano Municipal de Turismo, a cidade dá mais um importante passo na estruturação do setor. “Temos inúmeros atrativos turísticos, uma natureza incomparável e queremos nos tornar um dos principais destinos turísticos de Mato Grosso do Sul”.
O secretário municipal de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura, Artur Delgado Baird, afirma que o Plano servirá de norte para os trabalhos da secretaria. “Temos trabalhado para que Costa Rica se torne uma das maiores instâncias turísticas de Mato Grosso do Sul. Esse é o pontapé inicial para a construção do Turismo que até então era sonhado por nós. É por meio dele que nós teremos um norte, porque sem a estruturação e o estudo nos não temos como avançar pelo caminho correto”, diz ele.
Vocação turística
Costa Rica é um município sul-mato-grossense localizado na região Nordeste do Estado, a 339 quilômetros da capital Campo Grande e faz divisa com Goiás e Mato Grosso. É a Capital Estadual do Algodão e dos Esportes de Aventura, pois possui um grande potencial turístico em exploração. Está inserida nas 100 cidades mais promissoras do Brasil, podendo tornar-se, em breve, uma referência no turismo de MS.
O ecoturismo está em pleno desenvolvimento na cidade, abrigando dois parques municipais – Sucuriú e Lages; e um estadual, o Parque Estadual Nascentes do Taquari, conhecido por abrigar os Canyons do Engano. Como se isso não fosse o suficiente, ainda dá acesso ao Parque Nacional das Emas, proporcionando várias opções de passeios em meio à natureza.
Serviço – A Câmara Municipal de Costa Rica está localizada na Rua Ambrosina Paes Coelho, 190, Centro.