Costa Rica: Governo Municipal constrói quebra-molas e passarelas de pedestres em locais indicados por vereadores
Quem percorreu as ruas de Costa Rica-MS nas últimas semanas pôde perceber a intensa movimentação de homens e máquinas trabalhando na implantação de redutores de velocidade.
Isso porque, atendendo aos pedidos dos vereadores costarriquenses, a Secretaria Municipal de Obras Públicas construiu nove passarelas elevadas de pedestres e 16 novos quebra-molas em diversas vias da cidade, com o objetivo de garantir mais segurança no trânsito do município.
De acordo com o secretário Municipal de Obras Públicas, Renato Barbosa de Melo, todos os 16 quebra-molas e as nove passarelas foram construídos em locais indicados pelos próprios vereadores de Costa Rica, entre o final do mês de outubro e o começo de novembro. Ainda segundo o titular da pasta, o investimento nessas construções alcançou o custo total de R$ 137.747,98. Desse valor, os edis costarriquenses contribuíram diretamente com R$ 45 mil, por meio da liberação de emendas parlamentares impositivas.
“Fiquei muito satisfeito em ver que o prefeito (Waldeli dos Santos Rosa, do MDB) atendeu às reivindicações desta Casa de Leis. Quero agradecer o prefeito, o secretário de Obras Públicas e toda a equipe da Secretaria de Obras por atenderem os pedidos da Câmara. Era uma reivindicação antiga, por exemplo, as passarelas de pedestres na avenida Kendi Nakai. Foi algo discutido por todos os vereadores, o prefeito, secretário de Obras e foram construídas”, ressaltou o edil Jovenaldo Francisco dos Santos, o Juvenal da Farmácia (PSB).
Ainda conforme o parlamentar pessebista, os vereadores indicaram os locais para construção das passarelas e dos quebra-molas com base em pedidos que eles receberam dos próprios moradores de Costa Rica. “Quero parabenizar o senhor prefeito, o secretário de Obras, que aos nos atenderem, na verdade estão atendendo os pedidos feitos pela população”, comentou o edil.
Para Juvenal da Farmácia, a implantação dos quebra-molas e das passarelas elevadas de pedestres possibilita o controle de velocidade em vias importantes do município e consequentemente diminui o risco de acidentes de trânsito.
“Vamos ter mais educação no trânsito. Eu sei que a maioria dos costarriquenses têm, mas existem alguns atrevidos que não adianta nem quebra-molas que eles passam por cima. Então, que essas pessoas tenham consciência, vamos fazer um trânsito educado, na velocidade correta, largar de correria dentro da cidade, porque assim a gente evita um monte de problema”, finalizou o vereador.