O Saúde Transparente visa garantir o acesso às informações previsto na Constituição Federal de 1988 e incentivar a participação social nas instituições de saúde pública, além de fortalecer o combate à corrupção e promover a boa governança nessa área. É importante ressaltar que esse é o primeiro estudo que avalia o cumprimento da Lei de Acesso à Informação exclusivamente em instituições de saúde pública.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Jovenaldo Francisco dos Santos, o Saúde Transparente é uma ferramenta inserida no Portal da Transparência, que abrange dados relacionados ao Poder Executivo Municipal. Dentre as informações disponíveis, destacam-se os dados sobre a Farmácia, como os medicamentos mais solicitados, sendo registradas 331.049 saídas de medicamentos em maio de 2023 e 149.949 nos primeiros 19 dias de junho. Além disso, foram registrados 8.984 atendimentos da Atenção Básica em maio e 3.398 até o dia 19 de junho.
Ainda, conforme disse o gestor municipal da Saúde costarriquense, no que diz respeito aos atendimentos mensais, foram registrados 5.988 em maio e 1.585 até o dia 19 de junho. Especificamente em relação aos atendimentos por CBO (Classificação Brasileira de Ocupações), destacam-se os seguintes números de todas as unidades de Saúde do Município somente em junho de 2023: fisioterapeuta geral (594), fonoaudiólogo (130), médico cirurgião geral (57), médico dermatologista (66), médico em cirurgia vascular (14), médico ginecologista e obstetra (22), médico neurologista (112), médico otorrinolaringologista (56), pediatra (80), reumatologista (25), psicólogo clínico (370) e terapeuta ocupacional (68).
Com o lançamento do Saúde Transparente, Costa Rica reforça seu compromisso com a transparência e o controle social, garantindo que a população possa acompanhar de perto a aplicação dos recursos públicos na área da saúde e contribuir para uma gestão mais eficiente e responsável.