Campo Grande (MS) – A bandeira tarifária de energia para o mês de fevereiro permanece verde, sem custo extra na conta para os consumidores. Conforme divulgou a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o acionamento desta bandeira indica a manutenção das condições favoráveis de geração hidrelétrica no Sistema Interligado Nacional.
A Aneel e a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (Agepan), conveniada para fiscalizar os serviços de energia em Mato Grosso do Sul, alertam que apesar da bandeira verde é importante que os consumidores mantenham o uso consciente e ações de combate ao desperdício.
Bandeiras
O sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada, possibilitando aos consumidores o bom uso da energia elétrica. O funcionamento das bandeiras tarifárias é simples: as cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração.
Dicas de economia
Mesmo com a bandeira sinalizando a cor verde, é importante o consumidor não desperdiçar energia. Confira algumas dicas
- Só utilize eletrodomésticos com o selo Procel de economia.
- Tome banhos mais curtos e, no verão, utilize a opção morno ou frio.
- Limpe regularmente o filtro do ar condicionado e só ligue o aparelho com o ambiente fechado.
- Nada de abrir a geladeira para pensar. Decida antes o que vai pegar e mantenha a borracha de vedação em boas condições.
Confira para outras dicas de como utilizar a energia de forma racional.
Gizele Oliveira – Agência Estadual de Rtegulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul (Agepan), com informações da Aneel