Desde a sua implantação em 2021, o incentivo ao Esporte amador de Costa Rica beneficiou atletas, paratletas, profissionais em Educação Física no segmento Educação e entidades de diversas modalidades esportivas cujo desempenho tem destacado o município em disputas regionais e nacionais. Os recursos são destinados a despesas com competições, viagens, alimentação, hospedagem e material esportivo. Gerido pelo CREC (Costa Rica Esporte Clube), o clube esportivo fechou 2022 com títulos e atendendo mais de 300 alunos-atletas no projeto Forjando Campeões, levando o município a galgar pódios nas diversas modalidades esportivas disputadas, ganhando notoriedade e destacando além-fronteiras no cenário esportivo estadual e nacional.
O projeto que visa o ‘Esporte para todos’, traz em sua essência, o incentivo a prática de atividades esportivas e culturais que envolva crianças, adolescentes, jovens e adultos, além de idosos, estimulando a democratização das práticas esportivas comunitárias e de lazer, com foco no fortalecimento da cultura esportiva local. Em Costa Rica o projeto é fruto de uma parceria da Prefeitura, através da SEMTMA (Secretaria Municipal de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura) com o clube esportivo CREC, apoio institucional da Câmara de Vereadores, bem como apoio do Governo do Estado de MS, através da FUNDESPORTE (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul) e parceiros.
Atualmente, o projeto Forjando Campeões contempla as categorias de base do futebol, ciclismo, natação, atletismo, escolinha de futsal, artes marciais, vôlei e basquete, abrangendo todas as idades, conta mais de 300 alunos-atletas participantes.
O projeto foi criado no intuito de levar o esporte aos bairros e dar o suporte necessário aos atletas de alto desempenho em competições em outras localidades com apoio logístico, de alimentação e hospedagem. Houve também a confecção de material esportivo para todas as modalidades.
A parceria com o CREC foi firmada através de projeto de Lei aprovado na Câmara Municipal de Vereadores, com recursos assegurados pela Prefeitura de Costa Rica por meio da SEMTMA.
Para o prefeito de Costa Rica, Cleverson Alves dos Santos, os esportes auxiliam na formação de conceitos de cidadania, e as suas práticas ajudam na construção dos valores do indivíduo e na sua relação com a sociedade e ajuda a projetar o município nos lugares de destaque. “Estamos felizes, já no primeiro ano de implantação do Projeto Forjando Campeões, Costa Rica saiu do anonimato no cenário esportivo e ganhou destaque não só no MS, mas Brasil afora”, destaca o gestor.
Para o secretário de Esportes, Artur Baird, o projeto Forjando Campeões é muito importante para o desenvolvimento dos atletas de todas as idades, ressalta os esforços da gestão municipal e demonstra o seu compromisso com o fomento e promoção do esporte. “É uma iniciativa espetacular. Além disso, o projeto alavanca o esporte de um modo geral em Costa Rica e revela novos talentos. Isso causa um impacto bastante positivo e desenvolve políticas públicas voltadas ao esporte para todos”, disse.
O presidente do CREC, André Delgado Baird, destaca que, o Projeto Forjando Campeões, plantou e já começa a colher bons resultados nas diversas modalidades esportivas. “Apesar de termos iniciado em 2022, em apenas um ano, já colhemos vários resultados positivos. Nosso foco agora é corrigir aquilo que for necessário para ampliar e melhorar as ações do projeto. Agradeço ao prefeito Dr. Cleverson Alves e ao secretário Artur pela confiança e apoio”, disse o presidente do clube esportivo, André Baird.
Um ano de conquistas
Destaque do ano o ciclismo conquistou títulos estaduais em várias categorias tendo como campeões os atletas Rodrigo Rodovalho, Gabriel Moraes, Jóycy Mary, Gustavo Paniago, Mateus Filgueiras e Wilson Júnior. E vice-campeões Almyr Júnior, Amanda Cândido, Gustavo Paniago, Felipe Witczak, Geovania Nogueira, Wilson Júnior e Jóycy Mary. Vale ressaltar que um atleta pode competir em mais de uma modalidade por isso acontece de aparecer como campeão ou vice-campeão.
O futebol de bases do CREC alcançou resultados importantes com o título no campeonato estadual e regional sub-15, o vice-campeonato estadual sub-16 e campeão sub-17 da Copa Centro-Oeste.
No atletismo a equipe participou do Campeonato Estadual Loterias Caixa sub-18 em Campo Grande/MS, alcançando a segunda posição com Leonardo Antony nos 400m com barreiras e Vitória Izabelli nos 100m rasos.
Já na escolinha de futsal são mais de 100 crianças atendidas nas praças dos bairros Vale do Amanhecer e Vila Nunes. O foco da escolinha é preparatório e social. Para 2023 a tendência é que aulas passem acontecer também nas praças do Sonho Meu III e São Francisco.
O voleibol conta com a equipe masculina (20 atletas) e a feminina (30 atletas), os treinos acontecem semanalmente. Neste ano as equipes participaram de duas competições sendo a equipe feminina foi vice-campeã e a masculina terceira colocada da Copa Verão. E também, vice-campeão no feminino em competição em Alto Taquari/MT.
Na natação, Costa Rica está bem representada pelos atletas filiados à APAN (Associação de Pais e Amigos da Natação), sendo destaques e referência para diversos outros municípios de MS e do Brasil. A atleta Maria Fernanda coleciona vitórias, colocou Costa Rica no pódio a nível nacional, sendo destaque com 2 medalhas de bronze no campeonato Brasileiro infantil em Uberlândia; Campeã brasileira na prova de 5 km no mar de Fortaleza – CE; Bi-campeã Centro-Oeste nas provas de 400, 800 e 1500 livre em Campo Grande e Cuiabá/MT; além de ser recordista e bi-campeã estadual na prova de 400 livre, 800 livre e 1500 livre.
Outros destaques da natação foram os atletas Heros Brant, 7° colocado no Brasileiro infantil de Uberlândia/MG e Murilo Tábuas 5° colocado no ranking brasileiro na categoria Petiz 2 na prova de 400 livre.
Equipe de natação APAN Costa Rica é vice-campeã Estadual de Inverno 2022 e vice-campeã Centro-Oeste 2022. A garotada da natação está dando o que falar, quando se trata de competição, de acordo com o treinador da equipe, professor Anderson Viana Gonçalves (Anderson Bob).
Por fim, o basquete atende cerca de 120 crianças e adolescentes entre 10 a 14 anos. Para 2023, está previsto a participação em duas competições regionais e que Costa Rica seja sede da Copa Bandejinha.
As modalidades tem como professores/treinadores Kristhyan Almeida (vôlei e basquete), Renan Cândido (ciclismo), Dafine Souza (atletismo), Marcos Tikinho (categorias de base) e Wanderson Borges (escolinha).