O prefeito de Costa Rica, delegado Cleverson Alves dos Santos destaca que a formação foi uma oportunidade de apresentar as conquistas da comunidade surda e reforçar a importância da LIBRAS como segunda língua oficial no país. “Um passo importante rumo à uma sociedade mais inclusiva e igualitária, onde todas as pessoas, independentemente de suas habilidades e diferenças, tenham acesso à uma educação de qualidade”, comenta.
Durante o evento, as professoras tradutoras e intérpretes de Libras, Maria Lucia Nascimento e Edneia Rodrigues dos Santos, ministraram a capacitação, com o apoio técnico de Renato Vasconcelos da Cruz. O objetivo foi ampliar o debate sobre a importância da Cultura Surda e do aprendizado de Libras, como parte das atividades do mês de setembro, conhecido pela comunidade surda como “Setembro Azul”.
A formação foi elogiada pela secretária de Educação, Maria Aparecida Francisca de Souza Almeida, que ressaltou a importância de acolher e aprimorar a educação inclusiva. Segundo ela, é fundamental buscar a inclusão plena não apenas para os surdos, mas para todas as pessoas com deficiência.
O mês de setembro é especial para a comunidade surda, pois marca o início das conquistas alcançadas pelas pessoas surdas no Brasil. Foi em 26 de setembro de 1857 que o Instituto Nacional de Educação de Surdos foi fundado, e em 29 de outubro de 2008, por meio do Decreto de lei nº 11.796, instituiu-se o Dia do Surdo no país, em homenagem à fundação do Instituto.
A formação promovida pela Equipe Multiprofissional da SEMED em Costa Rica contribui para o avanço da educação inclusiva, proporcionando aos profissionais da área a oportunidade de aprimoramento e conhecimento sobre a Cultura Surda e a Língua de Sinais, objetivando uma educação de qualidade para todos.