Golpes tem sido aplicado da mesma forma e já fez, pelo menos, sete vítimas na Capital – Reprodução/ Correio do Estado
Funcionários da Engelmig – terceirizada da Energisa que, entre as funções presta o serviço de corte e religamento de energia -, são os que tem percebido o golpe.
Segundo informações da Polícia Civil, entre o dia 1.º de outubro até este 25 de novembro, já foram registrados um total de sete casos.
“Todos foram da mesma forma, entraram num site falso, pensando que era da energisa. Conversaram com atendente pelo whats, que passou uma chave de pix e eles efetuaram o pagamento”, informa a PC através de contato com assessoria.
Com medo de represálias, um funcionário do setor de corte que preferiu não se identificar, relata que, ao chegar em uma residência localizada no bairro Cabreúva, próximo à Orla Morena, enquanto realizava o serviço foi abordado pelo morador.
Indignado com a presença do trabalhador, o cidadão então corre para tentar justificar e mostrar a conta já paga, momento esse em que se percebe o golpe.
Comprovantes de transação, ao qual o Correio do Estado teve acesso através dos funcionários, mostram boletos pagos nos valores de R$ 465,46 e até R$ 491,83.
No campo “Dados do recebedor”, no boleto de valor mais caro é possível visualizar o nome “Energisa Mato Grosso do Sul” sem a identificação do CNPJ.
Já na outra conta, a farsa vem à tona, sendo que neste mesmo campo, o recebedor é propositalmente identificado com a grafia incorreta, porém semelhante “ENGIRSA DISTRIBUIDORA”, o que, num momento corriqueiro, pode passar desapercebido aos olhos menos atentos.
Com essa segunda fatura apresentando o CNPJ, é possível identificar que não se trata de uma cobrança legítima, já que uma simples consulta pelo registro leva até o nome empresarial de “João Victor Ferreira Nunes Alves”, onde deveria constar “Energisa Mato Grosso do Sul – Distribuidora de Energia S.A”.
Através da consulta pode-se notar que, ao menos esse criminoso, parou de agir através do CNPJ simulando ser energisa, já que a situação cadastral é detalha como “baixada”, ou seja, foi extinto pelo próprio responsável.
Sentindo na pele
Eber dos Santos Arruda foi uma dessas vítimas. Pastor, ele revela que sempre pagou suas contas através do código de barras, mas a promoção que oferece 1 ano de energia grátis, aos pagamentos feitos por pix, foi o que o levou até o golpe.
“Meu problema é que eu fui no Google, busquei WhatsApp da Energisa e me mostrou um número que adicionei e comecei a conversar. Dei o bom dia, como já fiz em outras vezes com a Energisa, e eles tem os códigos de quando você conversa com o computador”, revela .
Ainda, ele diz que foi quesitonado sobre sua solicitação e, ao dizer que queria “pagar conta”, automaticamente foi solicitado seu CPF, momento esse em que o cliente foi identificado.
“Como é que você vai desconfiar? Eu ponho o CPF, que é a identificação, e o cara na hora te chama pelo nome, você acha que é a Energisa mesmo”, conta ele.
Ao arquivar o comprovante de transação após o pix, Eber parece que já previa o que chama de “problema no futuro”.
Alguns dias passam até que o primeiro funcionário chega para realizar o corte, voltando para trás ao ser confrontado pela suposta fatura paga, sem que ninguém se atentasse nas primeiras três vezes que, na verdade, os moradores do Cabreúva haviam caído em um golpe.
Após o constrangimento, a quarta visita de um funcionário, para realizar o corte, foi que trouxe o golpe à tona.
“Falando com a minha esposa pediu pra ela mostrar a conta, aí falou que esse Pix não era da Energisa. Realmente, resolvi entrar no site e estava em aberto”, comenta.
Num primeiro momento, Eber chegou a pensar que se tratava de um erro da energisa. “Então aí que a esposa ligou pra mim e falou, olha, nós caímos num golpe”, completa a vítima.
Empresa alerta
Procurada, a concessionária de energia ressalta que é importante sempre estar atento às informações que aparecem nas cobranças.
Além disso, a empresa pede que as pessoas confiem apenas nos canais oficiais da concessionária: aplicativo Energisa ON; assistente virtual Gisa; os totens de autoatendimento, além do call center 0800 722 7272.
Confira a nota na íntegra:
“A Energisa orienta os clientes a utilizarem, no pagamento de faturas, apenas os códigos solicitados por meio de seus canais oficiais: aplicativo Energisa ON, a assistente virtual Gisa (www.gisa.energisa.com.br), a agência virtual, os totens de autoatendimento e o call center 0800 722 7272.
Em caso de contas impressas, os clientes podem consultar o QR Code em destaque ao final da fatura para validar as informações fiscais. Além disso, é importante sempre conferir os dados da conta ao realizar o pagamento: o beneficiário, o banco emissor e a razão social. No caso da Energisa, os boletos são emitidos pelo Banco do Brasil.
Clientes que forem vítimas de golpes devem informar a empresa por meio dos canais oficiais de atendimento”.