Inserido na matriz curricular, aulas de Educação Financeira e Empreendedorismo contempla mais de 2.700 alunos da Rede Municipal de Costa Rica
Implantado desde 2017 na matriz curricular das escolas da REME – Rede Municipal de Educação – de Costa Rica – MS, o componente curricular Educação Financeira e Empreendedorismo já contempla 2.730 alunos por meio do projeto “Empreendedor do Futuro”.
O componente surgiu da perspectiva transformadora de futuro da SEMED – Secretaria Municipal de Educação – aliada a visão empreendedora do prefeito Waldeli dos Santos Rosa e ganhou o apoio do SEBRAE/MS – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso do Sul por meio do JEEP – Jovens Empreendedores Primeiros Passos.
A partir de 2018, a Secretaria Municipal de Educação criou o próprio referencial e desenvolveu o “Empreendedor do Futuro”, voltado a alunos do 1º ao 9º ano das escolas municipais.
O objetivo do projeto é incentivar os alunos a refletirem sobre os problemas vivenciados na escola e na comunidade, tornando-os agentes transformadores, por meio da educação financeira. São promovidas atividades educativas que ofereçam algumas noções profissionais e financeiras de maneira a estimular habilidades e competências uteis para toda vida, demonstrando que se educar financeiramente e saber empreender é muito importante.
Cada sala de aula cria uma empresa informal com nome, logomarca, livro caixa e define o produto que será vendido. As vendas são divididas em três etapas, a primeira no mês de junho, a segunda em agosto e a última em novembro, conforme o calendário escolar. Além de saírem mais preparados para o mercado de trabalho, os alunos também desenvolvem uma visão estratégica, de perseverança e planejamento, estimulando-os a construir seu conhecimento e suas habilidades de maneira mais autônoma.
Coordenado pela professora Flaviane de Fátima Pereira Guimarães, o componente curricular desenvolve o empreendedorismo em 1.798 alunos do 1º ao 5º ano e em 932 do 6º ao 9º ano. De acordo com a coordenadora, este ano já foram abertas 71 empresas informais, sendo 17 na Escola Municipal Vale do Amanhecer, 16 na Escola Francisco Martins Carrijo, 15 na Escola Professor Adenocre Alexandre de Morais, 11 na Escola Joaquim Faustino Rosa e 12 na Escola Municipal Fábio Rodrigues Barbosa.
O projeto “Empreendedor do Futuro” rendeu ao Governo de Costa Rica o Prêmio Prefeito Empreendedor 2019, na categoria Empreendedorismo na Escola. A premiação foi entregue ao prefeito Waldeli e a secretária de Educação, professora Mestre Manuelina Martins da Silva Arantes Cabral, no último dia 24 de abril de 2019, durante o evento realizado pelo SEBRAE/MS em Campo Grande – MS.