topmidianews.
O MPE (Ministério Público Estadual) abriu dois inquéritos, nesta quinta-feira (1º), para investigar as condições sanitárias de postos de saúde da Capital. Serão apuradas irregularidades nas UBSFs (Unidades Básicas de Saúde da Família) Jardim Botafogo e Alves Pereira.
O inquérito do Jardim Botafogo foi colocado em sigilo pelo promotor Humberto Lapa Ferri, da 31ª Promotoria de Justiça do Patrimônio Público e Social. Já a investigação do Alves pereira tem como base o Relatório Técnico Pericial 25/2016, da 32ª Promotoria de Justiça de Campo Grande.
Segundo o MPE, durante vistoria, a 32ª Promotoria constatou rachaduras e pisos danificados na unidade de saúde. A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande) foi procurada e declarou que a UBSF foi contemplada com recursos do Ministério da Saúde, no programa Requalifica UBS Componente Reforma, com a Ordem de Execução nº 24/2017, emitida em 21 de julho de 2017.
“Contudo, conforme consta no referido ofício resposta de fl.45/47, as obras ainda não tinham se iniciado, porquanto houve atraso devido a readequação da planilha orçamentária defasada da reforma da unidade Alves Pereira, e informa ainda que o início das obras estava prevista para o dia 24/08”, diz relatório do MPE.
Depois de várias cobranças, a Sesau informou que a obra de reforma da UBSF Alves Pereira iria ser realizada pela Empresa Construtora Quati LTDA ME a partir de janeiro, com finalização em maio de 2018. A reportagem entrou em contato com a prefeitura para saber o andamento do serviço, mas não recebeu retorno até o fechamento desta matéria.