Naturalmente doce, altamente nutritivo e com potencial produtivo.
Mato Grosso do Sul tem a maior produção de mel por colmeia do Brasil. Enquanto a média brasileira é de 18 quilos ao ano, o estado produz 52 quilos, ou seja, três vezes mais que o número nacional.
O dado é da Federação de Apicultura e Meliponicultura de MS e faz parte de um estudo realizado pelo Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS.
Para a médica veterinária e analista técnica do Sistema Famasul, Fernanda Oliveira, as características regionais potencializam a produção no estado. “Temos ambiente e espaço adequados – áreas de matas e cerrado, clima ideal e diferentes tipos de florada”, explica.
De acordo com o último levantamento do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o estado ocupa a 10ª posição do ranking de produção do país, com mais de 835 mil quilos de mel por ano. Em cinco anos a produção cresceu 21,6%.
São quase 30 mil apiários espalhados por todo o estado sendo que os municípios que mais produzem o alimento são Três Lagoas, Jardim e Chapadão do Sul. “Estamos falando de uma cadeia que exige organização na produção e na comercialização. É preciso ter gestão do apiário, boas práticas e escala de produção”, complementa.
As propriedades medicinais e ação antibacteriana presentes no mel estão entre os atrativos na comercialização deste produto. De acordo com um levantamento feito pela federação, 80% do mel produzido aqui, vai para outros estados. “O produto fabricado no estado, segue para diferentes unidades federativas, onde é processado. Uma parte retorna embalado e a outra segue para exportação”.
O Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizado Rural de MS oferece cursos de capacitação que orientam os interessados no assunto, entre eles o Produção de Pólen, de Própolis e de Rainha, Apicultura Avançada e Básica.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul – Ellen Albuquerque
Foto: João Carlos Castro