Núcleo da Unidade Regional de Perícias Criminalística e Medicina Legal de Costa Rica sai do papel e já atende toda região
Não é sonho, já é realidade, o funcionamento por completo da Núcleo da Unidade Regional de Perícias Criminalística e Medicina Legal de Costa Rica que vai assegurar agilidade no atendimento e maior qualidade nos serviços prestados à população com melhor estrutura de trabalho aos servidores.
Serão realizados exames de corpo de delito e necropsia, entre outros serviços prestados. São 10 Peritos Oficiais (5 Peritos Criminais e 5 Médicos Legistas), 7 Agentes de Polícia Científica e 4 Peritos Papiloscopistas para tender na unidade.
A instalação veio complementar a URPI CR (Unidade Regional de Perícia e de Identificação de Costa Rica), com abrangência nos municípios de Costa Rica, Alcinópolis, Camapuã, Chapadão do Sul, Figueirão e Paraíso das Águas. Atendendo um conjunto de esforços, desde do governador Reinaldo Azambuja, prefeito Cleverson Alves dos Santos, vereadores, sindicatos das categorias e pedidos da própria população.
A Unidade Regional de Perícias abriga três institutos diferentes, o Núcleo Regional de Criminalística e o de Medicina Legal, além do Posto de Identificação da SEJUSP (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública).
O responsável pela unidade toda é o perito criminal, Márcio Tobias Oliveira da Silva. Já o chefe do Núcleo de Medicina Legal ainda não foi definido.
O prefeito de Costa Rica, Cleverson Alves dos Santos que tem uma gestão pautada em cuidar das pessoas e do seu bem-estar, ressalta a importância dessa conquista não só para a cidade, mas para toda região.
“Antes do atendimento, pessoas que precisavam desse serviço de Perícias Criminalística e Medicina Legal precisavam ir até a cidade de Paranaíba, a 260 quilômetros de Costa Rica. Contado ida e volta, percorriam até 520 quilômetros. Agora tudo será mais rápido. Vai encurtar distâncias e diminuir a dor e o sofrimentos dos familiares e amigos de pessoas que falecem em acidentes ou mortes a serem esclarecidas e traz um pouco de dignidade a todos”, argumenta o gestor.
O ato oficial está publicado no Diário Oficial Eletrônico n. 10.887, desta sexta-feira (8).
A Unidade de Criminalística e Medicina Legal funcionará na Rua Domingos Augusto Coelho, 511 (Prédio temporário que abrigou o Detran/MS em frente à Energisa).
Apenas municípios de MS, como Campo Grande, Dourados, Três Lagoas, Paranaíba, Coxim, Corumbá, Ponta Porã, Amambai, Nova Andradina, Bataguassu, Fátima do Sul, Naviraí e Jardim, dispõe de Núcleos nas Unidades Regionais de Perícias Criminalística e Medicina Legal e agora, Costa Rica.
Os profissionais que estão prontos para Costa Rica:
• Peritos Criminais de Costa Rica
o Julia Raquel Lino e Freitas
o Alfrink Haruo Kikuchi Porfirio
o Roge Augusto Tolentino Fernandes
o Sabrina Bassini Pereira
o Renata Rúbia Carvalho Araujo
o Rodrigo Evaristo Wenceslau
o Márcio Tobias Oliveira da Silva
• Peritos Médicos Legistas de Costa Rica
o Juliano Parmigiani
o Leonardo Pereira Alves
o Ricardo Yutaka Ota
o Talita Franco Pasquantonio
o Waner Neiva Fonseca Junior
• Agente de Polícia Científica de Costa Rica
o Stella Bettiol de Freitas Ahad de Oliveira
o Guilherme Giarola de Almeida
o Rodrigo Borges Gomes
o Sttefany Salina dos Santos
o Agnaldo Martins da Silva Junior
o Andréa Ramalho Mihaliuc
o Natalia Franco Pasquantonio
• Peritos Papiloscopistas
o Lara Cristina Gonçalves Lopes
o Tatiana Dos Santos Ferreira Ortega
o Thiago Ferreira Pussoli
o Yan Carlos Goncalves Brunetta
o Cacildo Lacerda Amorim
o Débora Lira Colombelli