Costa Rica News
Notícias a um clique
figueirao
CHURRASCARIA

Pecuarista acumula prejuízo com a morte de animais por falta de manutenção da Energisa

fonte EDIVALDO BITENCOURT/ ojacare.com.br

Enquanto a Energisa comemora lucro recorde e histórico, um pecuarista contabiliza os prejuízos causados pela morte de animais pela falta de manutenção na rede elétrica em Guia Lopes da Laguna, a 232 quilômetros de Campo Grande. Há cinco anos, ele luta para a empresa arrumar os postes inclinados. Também nunca foi ressarcida pela perda de bovinos e equinos. Em nota, a concessionária diz que cumpre um plano de manutenção e prioriza situações urgentes.

O drama de Renato Grubert, proprietário da Fazenda Santa Tereza, começou em 2017. Um fio de alta tensão arrebentou e matou quatro bovinos. Desde essa época, os postes estão inclinando e ameaçam cair dentro da propriedade. O gado ficou queimado e não teve condições nem de aproveitar a carne.

Alertado por funcionários da empresa do direito ao ressarcimento pelas perdas, Grubert fez o requerimento. Seis meses depois, a empresa exigiu uma série de documentos, como atestado veterinário e baixa na Iagro. Para o pecuarista, as exigências feitas com tanto atraso tinham o objetivo de dificultar o pagamento.

Renato conta que a rede elétrica de aproximadamente 70 quilômetros foi construída pela família com autorização da empresa. “Poucos anos depois a Enersul (nome da concessionária na época) pediu autorização para encampar a rede e poder usar a estrutura para distribuir energia para outros consumidores na região em troca da manutenção da rede”, relembra.

“Porém essa manutenção sempre foi muito pouca executada e quando era chamada o atendimento muitas vezes demorava ocasionando perdas de produtos que estavam nos freezers e geladeiras motivo este pelo qual há muitos anos pago um eletricista particular para ir fazer serviços de responsabilidade da ENERGISA (como reestabelecimento de energia) para não depender da companhia”, lamenta.

A troca dos postes inclinados passou a ser uma obsessão do ex-superintendente do Tesouro. “Essa situação foi em 2018, 2019, 2020 e 2021, sempre sendo cobrados sobre o serviço e sobre a situação dos postes, sempre informando que a situação estava piorando (tenho prints e fotos) e nada foi feito, descaso total sem dizer outros problemas que tive com a empresa por construir próximo à sede da fazenda uma ‘obra’ sem autorização alguma, sem nenhum comunicado e essa obra eletrificou o solo causando choque em animais e pessoas que chegavam perto entre outros problemas porém nunca teve nenhum problema para receber as faturas mensais”, conta.

” alt=”” aria-hidden=”true” />
Cavalo morreu eletrocutado ao tentar se coçar em poste em março deste ano (Foto: Divulgação)

No Carnaval deste ano, Renato Grubert teve mais um prejuízo. Um cavalo levou um choque ao se coçar em um poste e morreu eletrocutado. Houve até princípio de incêndio no pasto. A situação só não saiu do controle porque o incidente ocorreu perto da sede e o fogo foi apagado pelos peões.

“Depois de uns dias do ocorrido a empresa voltou na propriedade e enfim trocou o poste (ufa, depois de 5 anos) e me comunicaram com pompa como se tivessem feito alguma coisa espetacular quando na verdade fizeram o que era obrigação da empresa depois de muita incomodação e prejuízo (para mim)”, lamenta.

“Este é o ponto que eu entendo como prioritário nessa situação pois a ENERGISA trata um consumidor do qual desde a construção da rede só deu lucro para a empresa com descaso absurdo não assumindo o mínimo de responsabilidade de arcar com os prejuízos causados pelo péssimo serviço e pelo descaso da empresa não se importando com seus clientes, bem típico de empresa detentora de um monopólio onde o cliente não tem a opção de escolher uma outra prestadora de serviços”, critica.

“Meu pior sentimento é de descaso, de ser tratado sem o devido respeito por uma empresa que só valoriza o lucro financeiro não se importando com os seus clientes e sem responsabilidade alguma com o trato com os animais pois sua falta de atitude mata e mutila animais”, concluiu.

Em nota, a Energisa informou que o problema foi resolvido neste ano. “Informa ainda, que em 6 de março de 2022 houve manutenção preventiva recente na rede elétrica que atende o cliente, em que foi realizada a substituição de um poste que estava inclinado”, ressaltou.

No entanto, conforme Renato Grubert, outros postes continuam inclinados e o risco de acidente continua na propriedade rural. Os consumidores continuam tendo problemas, apesar da concessionária ter registrado lucro de R$ 601 milhões neste ano, o maior da história da concessionária.

E ainda tem o novo reajuste na tarifa, que foi de 18,16%, quase o dobro da inflação. A conta de luz ficou mais cara no último dia 16 deste mês.

“Nota | Energisa

A Energisa esclarece que cumpre com o seu plano de manutenção, priorizando as atuações classificadas como urgentes e emergentes. Informa ainda, que em 6 de março de 2022 houve manutenção preventiva recente na rede elétrica que atende o cliente, em que foi realizada a substituição de um poste que estava inclinado. Sobre problemas na rede que atende a unidade consumidora citada na reportagem, não consta nenhuma solicitação de ressarcimento de danos, ou protocolo de manutenção que evidencie o pedido. 

Adicionalmente, informamos que no dia 1º de março foi registrado uma interrupção emergencial na rede elétrica da região, causada pelo rompimento de uma cordoalha de sustentação de um poste (estai), o que causou sua projeção para os cabos da rede de energia. Os estais são estruturas previstas em norma técnica, e que, quando são danificados, frequentemente tem como causa principal o abalroamento por tratores, máquinas agrícolas, ou modificação na característica do solo das propriedades onde são instalados.

É importante lembrar que a Energisa precisa ser acionada para verificar os possíveis riscos de acidentes elétricos. Caso se depare com cabos rompidos, postes danificados, fios soltos, mantenha a distância e entre em contato com a Energisa para comunicar o ocorrido pelo 0800 722 7272. Para mais dicas de segurança acesse: www.seguranca.energisa.com.br.

A Energisa esclarece que cumpre com o seu plano de manutenção, priorizando as atuações classificadas como urgentes e emergentes. Informa ainda, que em 6 de março de 2022 houve manutenção preventiva recente na rede elétrica que atende o cliente, em que foi realizada a substituição de um poste que estava inclinado”.

” alt=”” aria-hidden=”true” />
Energisa substituiu um poste neste ano após a morte de cavalo. Pecuarista diz que outros postes seguem inclinados (Foto: Divulgação)