Por volta das 17hs de hoje, 06 de julho de 2018, polícias militares ambientais de Costa Rica, Ms, em fiscalização a uma propriedade rural próxima a área urbana da cidade encontraram vários galos da raça da índia ( galo índio) presos em pequenos compartimentos de madeira, cubículos, em situação de maus-tratos, em local de pouca ventilação e longe da luz solar e pouca alimentação.
No local contatamos com o senhor V. R. D de 44 anos de idade que é o dono dos galos e responsável pela propriedade. Em vistoria minuciosa pelo local foram encontrados vários petrechos e instrumentos que caracterizam o funcionamento de uma rinha de luta de galos, pois havia uma rinha (batelão) desmontável, capas para transporte das aves, buchas de proteção das esporas, esporas de plásticos e biqueiras de borracha. Vários dos animais estavam depenados e machucados.
Também estava no local o Sr. A. F. Q de 43 anos de idade que ajudava no trato com os animais, participando das ações.
Diante dos fatos todos os materiais foram apreendidos juntamente com 14 ( catorze) galos e 6 ( seis) viveiros desmontáveis e os responsáveis, supra qualificados, foram autuados em R$ 14.000,00 (catorze mil reais) cada um por praticar ato de abuso e maus-tratos a animais domésticos e encaminhado para delegacia de polícia civil para providencias criminais necessárias ao fato.
informações: PMA de Costa Rica