Costa Rica News
Notícias a um clique
figueirao
CHURRASCARIA

Programa “Um por todos e todos por um” desenvolve ética e cidadania de forma lúdica e educativa

Com o objetivo de trabalhar em sala de aula a ética, a cidadania, o respeito à diversidade, o bem-estar coletivo, o comportamento contra a corrupção e a democracia de uma forma lúdica e educativa, o programa “Um por todos e todos por um” vem ganhando cada vez mais destaque nas Escolas Municipais de Costa Rica – MS.
O programa da CGU – Controladoria Geral da União – desenvolvido em parceria com o Governo de Costa Rica por meio da SEMED – Secretaria Municipal de Educação – trabalha com os alunos utilizando um kit educativo contendo cartilha, gibis e jogos com quadrinhos da Turma da Mônica e outros personagens do desenhista Maurício de Sousa.
De acordo com o professor Sandey Eugenio Beteti, o material foi especialmente elaborado para os alunos do 5º ano integral do ensino fundamental, com o objetivo de torná-los cidadãos conscientes, conhecedores de seus deveres e capazes de lutar por seus direitos.
Implantado no inicio do ano letivo de 2019, o programa “Um por todos e todos por um” está inserido na disciplina de Língua Portuguesa – Literatura e Produção Textual, contemplando atualmente 213 alunos nas Escolas Municipais Professor Adenocre Alexandre de Morais, Joaquim Faustino Rosa, Vale do Amanhecer e Francisco Martins Carrijo.
Segundo a secretária de Educação, professora Mestre Manuelina Martins da Silva Arantes Cabral, trata-se de um rico projeto de caráter artístico-pedagógico, que prevê a participação de educadores, das famílias e da comunidade como um todo, tendo a escola como núcleo principal do desenvolvimento das ações.
Confira abaixo os objetivos do “Um por todos e todos por um”:
• Disseminar valores e padrões éticos de conduta na comunidade escolar, bem como na sociedade na qual está inserida, de modo que os conceitos de transparência, ética, controle social e cidadania.
• Ações educativas que levem à formação ética e moral de todos os membros que atuam nas instituições escolares
• Exercer a democracia e a convivência social nas escolas e nas comunidades;
• Promover a autoestima, condição essencial para ser um cidadão pleno de suas capacidades;
• Promover a valorização das diferenças e a igualdade de oportunidades para todas as pessoas;
• Construir valores sociais permanentes, laços comunitários, responsabilidades sociais;
• Desenvolver a consciência própria da condição humana, da cidadania universal voltada para a preservação do Planeta, da paz e da harmonia entre os povos. 

905f576aceb398ee7b37c993e955c1f9.jpg

 

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Costa Rica