No período de 18 a 20 de junho, a cidade de Costa Rica/MS, recebeu na Praça Manoel Romualdo Gonçalves, a carreta de Capacitação Itinerante do programa Rota Rural. Com o objetivo de promover o desenvolvimento do agronegócio na região, o evento ofereceu um circuito de três dias com palestras e workshops sobre aproveitamento de colheitas de hortaliças, legumes e frutas, manipulação e conservação de alimentos, além de técnicas de fabricação de queijos artesanais, compostos, geleias e molhos prontos.
A realização do evento foi possível graças a uma parceria entre a Prefeitura de Costa Rica, por meio da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento (SEMAD), o Programa Cidade Empreendedora do Sebrae/MS, o Senar/AR/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de Mato Grosso do Sul) e o Sindicato Rural.
Durante os três dias de capacitação, ministrada pelos instrutores, Fabrizio Machado e Júlia Biazon, os 30 participantes tiveram a oportunidade de aprender sobre novas oportunidades de negócio no campo. No que diz respeito à fabricação de queijos artesanais, foram abordadas boas práticas na ordenha, fabricação e qualidade do leite, com destaque para a fabricação de queijo parmesão, ricota e técnicas de embalagem e conservação do produto. Além disso, foram discutidas formas de obter o Sistema de Inspeção Municipal (SIM) e as possibilidades de comercialização.
Já no que diz respeito às hortaliças, foram abordadas técnicas para aumentar os lucros com a produção de geleias, doces e conservas. Foram discutidas boas práticas na colheita e pós-colheita, fabricação e segurança dos alimentos, além de técnicas de fabricação de geleias, doces em barra e em pasta, bem como a correta embalagem e conservação dos produtos. Também foram apresentadas técnicas de fabricação de compotas, conservas e legumes minimamente processados, estratégias para criar uma identidade para o produto e os requisitos necessários no rótulo. Por fim, foram discutidas técnicas de fabricação de molho de tomate, salada de pote e sal de ervas.
O programa Rota Rural é pioneiro no Brasil e tem como objetivo agregar valor à produção dos pequenos produtores, gerando renda e qualificando a mão de obra. Além disso, busca difundir boas práticas de produção, controle da qualidade do produto, processamento e segurança dos alimentos.
A capacitação itinerante contou com estruturas móveis, como a queijaria móvel e o Horti Truck. A queijaria móvel é um carro desenvolvido pelo Instituto Biosistêmico, que abriga uma queijaria profissional adaptada para a execução dos cursos. Já o Horti Truck é uma cozinha semi industrial adaptada em um trailer, também desenvolvido pelo Instituto Biosistêmico, para a realização de cursos de manipulação de alimentos.
A metodologia aplicada no curso foi baseada na dinâmica de aprender fazendo, permitindo aos participantes colocar em prática o que aprenderam, sempre sob a supervisão de um tutor. Além disso, foram disponibilizados materiais didáticos impressos, bloco de anotação e caneta.
O evento foi uma oportunidade para alunos, os produtores rurais e pequenos empreendedores do ramo de alimentos aperfeiçoarem suas habilidades na fabricação de produtos artesanais e agregarem valor ao seu negócio. Além de promover o desenvolvimento do agronegócio na região, a Capacitação Itinerante do programa Rota Rural contribuiu para a geração de renda e o fortalecimento da economia local.