O secretário de Saúde, Daniel Rayckson Lemos Santos, destacou os sintomas da dengue e a importância de identificar criadouros do mosquito Aedes aegypti. Ele enfatizou a necessidade de buscar atendimento médico ao surgirem os primeiros sintomas e a relevância da conscientização nas escolas.
Durante a ação, são discutidas estratégias de combate à dengue, reforçando a parceria entre Saúde e Educação. “Essas parcerias são essenciais para proteger a saúde de todos”, afirmou o secretário. A Secretaria de Saúde segue o Plano Municipal de Contingência da Dengue, aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde.
A Secretária de Educação, Maria Almeida, ressaltou o papel fundamental das escolas no controle da dengue. Ela destacou a importância de os estudantes conhecerem as formas de prevenção e controle do mosquito transmissor.
O coordenador de endemias, Naylton Pereira Leite, alertou que 80% dos focos estão dentro dos imóveis. As equipes realizam vistorias em terrenos baldios e eliminam criadouros. A prevenção passa pelo controle dos criadouros, essenciais para evitar a proliferação dos mosquitos.
Entre as medidas recomendadas estão a eliminação de locais que acumulam água, revisão semanal dos ambientes, tampar recipientes com água e escovar caixas d’água e tanques. A conscientização e o engajamento da população e da comunidade escolar são fundamentais para o sucesso da campanha. Com o aumento das temperaturas e o período chuvoso, a população precisa redobrar os cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus.