Saúde na Hora: ESF Vale do Amanhecer, Flor do Cerrado e Rural têm horário de atendimento ampliado das 6h às 18h
Com o objetivo de ampliar e facilitar o acesso da população aos serviços de saúde na Atenção Básica, o Governo de Costa Rica – MS por meio da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Ministério da Saúde, credenciou os ESFs – Estratégia de Saúde da Família – Vale do Amanhecer; Flor do Cerrado e ESF Rural no Programa Saúde na Hora.
“A ideia de aderir ao programa foi para aumentar o acesso dos moradores da região do Vale do Amanhecer e também da zona rural aos serviços no âmbito da atenção básica, como consultas médicas e odontológicas, aplicação de vacinas, entre outros atendimentos”, enfatizou o prefeito Waldeli dos Santos Rosa.
As três unidades de Saúde, localizadas no mesmo prédio, estão atendendo desde o último dia 25 de maio de 2020, em horário estendido das 6h às 18h, de segunda a sexta-feira. Conforme Adriana Tobal, o critério de escolha das ESFs para serem comtempladas pelo programa priorizou a região que tem a maior parte da população e abrigar três equipes no mesmo prédio, sendo este um dos critérios exigidos pelos Ministério da Saúde.
“Antes muitos moradores da região, bem como das propriedades rurais, não conseguiam acessar os serviços de saúde da Atenção Básica porque saiam de casa para trabalhar muito cedo e as unidades de saúde ainda não tinha aberto. Na volta do trabalho, as unidades de saúde já estavam fechadas. Então, a única opção era procurar os serviços de urgência e emergência, no caso a FHCR – Fundação Hospitalar de Costa Rica – mesmo para tratar problemas menos graves, o que sobrecarregava a rede hospitalar”, avaliou a secretária Adriana Tobal.
A secretária de Saúde informa ainda que “as demais unidades seguem atendendo as urgências, no horário das 7h às 11h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira. É importante reforçar que os atendimentos seguem todo o protocolo necessário de prevenção ao Covid-19, assim também devem fazer os pacientes ao procurarem seu ESF”, explicou Adriana Tobal.
Saúde na Hora
O Programa Saúde na Hora é uma iniciativa federal que amplia os recursos mensais repassados a municípios que estenderem o horário de funcionamento das unidades de saúde, além de manterem as portas abertas durante o horário de almoço.
Com a ampliação do horário de atendimento, a população poderá fazer consultas médicas, odontológicas e de pré-natal, colher exames laboratoriais, tomar vacinas e ter acesso a todos os serviços ofertados nas unidades de saúde da Atenção Básica – principal porta de entrada ao SUS e onde é possível solucionar até 80% dos problemas de saúde do cidadão.